fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Vigiagro fiscaliza 50 toneladas de rosas para o Dia dos Namorados

Após a inspeção, com nenhuma ameaça encontrada, a carga foi liberada para o transporte terrestre

(Foto: Divulgação/Ministério da Agricultura)

Um avião cargueiro oriundo da Colômbia chegou ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), trazendo 50 toneladas de rosas destinadas a abastecer o mercado nacional para o Dia dos Namorados, celebrado na próxima segunda-feira (12).

A carga foi importada por quatro empresas brasileiras e passou pela inspeção da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) antes de ser liberada a entrada no Brasil.

Por se tratar de produto perecível, necessita de transporte e armazenamento sob temperatura controlada (2 a 8°C) para garantir sua qualidade até a comercialização no varejo, no dia 12 de junho.

Ao desembarcarem, as rosas colombianas ocuparam duas câmaras frias do terminal de cargas e a fiscalização do produto demandou uma operação especial, objetivando a agilidade no desembaraço.

Ao todo, foram mais de 36 horas para a conferência física e documental de toda carga, visto que as rosas eram de diversos produtores com variados tamanhos de haste e cores, especialmente a de cor vermelha.

“Coube à equipe do Vigiagro realizar o minucioso trabalho de inspeção fitossanitária das rosas para assegurar a ausência de pragas que pudessem prejudicar a agricultura nacional”, explicou a chefe do Vigiagro em Viracopos, Rita Lourenço.

Após a inspeção, com nenhuma ameaça encontrada, a carga foi liberada para o transporte terrestre. A operação realizada demonstra o trabalho do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) atuando na salvaguarda do agronegócio brasileiro.

Botão Voltar ao topo