fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José celebra Dia do Meio Ambiente com arborização urbana

O Programa Arboriza São José irá plantar 5.000 novas árvores em várias regiões da cidade. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de São José dos Campos realizou, nesta segunda-feira (5), um plantio de mudas de árvores nas calçadas da avenida Aclimação, Jardim Alvorada, região oeste da cidade.

A atividade contou com a participação dos moradores, alunos do Colégio Nossa Senhora Aparecida, e membros da Agência Ambiental do Vale do Paraíba e do Comam (Conselho Municipal de Meio Ambiente).

A ação integra a programação da Semana do Meio Ambiente 2023 e marca o início da nova fase do “Arboriza São José”, que visa promover qualidade na implantação, conservação e expansão da arborização urbana, baseando-se no planejamento e na implementação de novas tecnologias. A fase atual do programa irá plantar 5.000 novas árvores em várias regiões da cidade.

O objetivo é levar para toda a cidade plantios planejados para formação de caminhos verdes, ou seja, as ruas e avenidas serão sombreadas pelas copas das árvores, proporcionando conforto para os pedestres e ciclistas, melhorando a qualidade do ar e da infraestrutura urbana. Ao sombrear o asfalto, as árvores promovem conforto térmico e economia de energia, bem como qualidade de vida e ambiental, além de inúmeros outros benefícios.

Realização

Para o casal Cláudio José e Mariane Ungaro, ter uma árvore na frente de casa atrai coisas boas para a família. Eles vivem no bairro há 27 anos e ficaram muito felizes em participar do plantio.

“Sempre foi um sonho nosso ter árvores em casa, mas nunca conseguimos. Nós sentimos que estamos ganhando um presente hoje, e ficamos muito felizes com este projeto”, afirmaram.

Futuro verde

Raylla Santos Pires e Diego Esdras têm 12 anos e estudam no Colégio Nossa Senhora Aparecida. Mesmo tão jovens, já pensam no bem que estas árvores irão fazer para as próximas gerações.

“Quando a gente crescer, vamos poder voltar aqui e ver essas árvores que estamos plantando hoje, isso é muito legal!”, disse Raylla, empolgada.

Raylla Santos Pires, aluna do Colégio Nossa Senhora Aparecida | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

“Eu achei muito divertido, essa é a primeira vez que eu planto uma árvore. E é importante também a gente fazer a nossa parte para melhorar o meio ambiente”, completou Diego.

Plano Municipal de Arborização Urbana

O Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) é um dos principais instrumentos para planejamento e gestão da arborização urbana do município, que traz diretrizes para implementar a arborização na cidade, indicando, por exemplo, as espécies mais adequadas para plantio nas áreas públicas, metas para ampliar a arborização em vias públicas dos bairros e definição de áreas prioritárias para plantios.

Neste primeiro plantio, as espécies escolhidas foram o Ipê amarelo cascudo (Handroanthus chrysotrichus) e o Ipê branco (Tabebuia roseoalba).

A previsão é que, em 6 meses, os bairros Chácaras Reunidas, Jd. Portugal, Jd. Madureira, Jd. Estoril, Jd. Oriente, Jd. Do Céu, Jd. Rosário, Jd. Morumbi, São Dimas, Vila Industrial, Jd. Nova Michigan I e II, Jd. das Paineiras II, Eugênio de Melo, Jd São Judas Tadeu, Jd. Alvorada, Santana e Altos de Santana recebam essas novas árvores.

A partir desta terça-feira (6), os plantios começam no bairro Chácaras Reunidas, que irá receber 808 novas árvores até o começo do próximo mês.

Cadastro

Ao serem plantadas, as árvores já recebem uma placa de identificação com numeração específica e QR Code, que pode ser lido por dispositivos móveis, como celulares e tablets com acesso à internet.

Por meio dessa leitura, o munícipe tem acesso a informações como nome popular e científico, altura, condições de saúde, data da coleta e localização geográfica. Além disso, também é possível acompanhar os laudos realizados pelos técnicos da Prefeitura.

Essas informações também podem ser acessadas por meio do endereço eletrônico gravado na placa, com numeração específica para cada árvore.

Botão Voltar ao topo