fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Festival reúne observadores de aves em São Francisco Xavier

Um dos objetivos do evento é estimular o turismo de observação de pássaros | Foto: Igor Odi. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Começa na sexta-feira (2) a 3ª edição do Avoando SFX – Festival de Observação e Conservação de Aves, que é promovido pela Prefeitura de São José dos Campos e segue com eventos gratuitos durante o fim de semana.

A abertura oficial será às 18h30, no auditório da Emefi Mercedes Rachid (Estrada Municipal Vereador Pedro David, 19251), em São Francisco Xavier.

Os interessados na avifauna silvestre poderão participar das saídas para observação de aves, programadas para o distrito e o Parque Vicentina Aranha, na região central da cidade, e do minicurso sobre o assunto, que será realizado somente em São Francisco Xavier. As vagas são limitadas, e as inscrições se encerram nesta quarta-feira (31).

Haverá ainda palestras, rodas de conversa, exposição de fotos e trabalhos de artesãos. O festival tem parceria com a Save Brasil, principal entidade brasileira na área de conservação de aves e realizadora do projeto que reintroduz jacutingas em São Francisco Xavier, com apoio da Fundação Florestal e APA SFX e Associação Regenera Yama.

O objetivo é estimular o turismo de observação de aves e a conscientização ambiental no distrito, área de grande biodiversidade e importância ambiental. Promovido pela primeira vez em 2019, o evento não teve sequência nos dois anos posteriores devido às restrições impostas durante a pandemia de covid, e foi retomado em 2022.

Com mais de 1.900 espécies registradas, o Brasil é o segundo país em diversidade de aves. Desse total, cerca de 450 vivem em São José, sendo 383 já registradas em São Francisco.

Botão Voltar ao topo