fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Jacareí realiza a ‘V Caminhada em Favor da Luta Antimanicomial’

Participantes irão caminhar do Parque dos Eucaliptos até o Pátio dos Trilhos. Evento é aberto ao público

(Foto: Divulgação/PMJ)

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, realizará, na quinta-feira (25), a ‘V Caminhada em Favor da Luta Antimanicomial’.

O evento é uma celebração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio, que promove a conscientização e discussão sobre a extinção de manicômios como um meio de tratamento psiquiátrico no Brasil.

A caminhada, que é aberta ao público, terá como ponto de partida o Parque dos Eucaliptos (Av. Nove de Julho, s/n, Centro), a partir das 9h.

O local de chegada será o Pátio dos Trilhos (Praça Raul Chaves), onde estarão expostos diversos trabalhos realizados nas oficinas terapêuticas dos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e, também, apresentações artísticas de pacientes.

CAPS

A política do CAPS é fruto de um longo processo de luta social que culminou com a reforma psiquiátrica, em 2001. O perfil de cuidado dos CAPS segue a linha dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem como principal base a universalidade, equidade e integralidade.

Esse modelo vem substituindo progressivamente os manicômios, que são norteados por princípios excludentes, opressivos e reducionistas, e incentivando o convívio com a família e a comunidade.

Botão Voltar ao topo