fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José terá ações de combate à exploração sexual infantil

Na Univap, alunos de psicologia e pedagogia participam da palestra. (Foto: Divulgação/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos promove, no próximo domingo (21), ações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

O evento acontece no poliesportivo do João do Pulo, no Jardim Satélite, das 14h às 19h, durante a realização do Conexão Juventude.

A Campanha Faça Bonito é realizada há 19 anos pelo município e faz parte de uma mobilização Nacional.

O evento tem como objetivo alertar, mobilizar, sensibilizar e informar toda sociedade sobre as diversas formas de violência sexual contra crianças e adolescentes, uma das piores formas de violação de direitos.

É fundamental garantir que todas as crianças e adolescentes possam se desenvolver de forma segura e protegida de qualquer tipo de violência intrafamiliar ou de exploração sexual (tráfico, pornografia, contexto da prostituição e turismo sexual).

A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a necessidade de cuidado e proteção para um desenvolvimento saudável.

Ações

A Prefeitura de São José contribuirá com orientações educacionais sobre assunto. No local, haverá espaços divididos que possam abordar diversos temas, entre eles: denúncias e tecnologia, saúde do adolescente, namoro legal, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e a erradicação do trabalho infantil.

Além disso, a Prefeitura, em parceria com universidades locais e escolas municipais, ministrará encontros durante o mês de maio para discussões acerca do tema.

Os encontros são todos ministrados por profissionais especializados na área. No dia 11 de maio, os encontros aconteceram na Emefi Waldemar Ramos, com uma roda de conversa e entrevista com os gremistas. E também na Univap, com uma palestra para alunos da psicologia e pedagogia.

No dia 31 de maio, acontecerá na Universidade Anhembi Morumbi uma mesa redonda com os alunos de medicina.

História

O dia 18 de maio foi concebido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em memória do “Caso Araceli”, um crime brutal que chocou o país na época.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.

Botão Voltar ao topo