fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Mutirões de dermatologia e gastroenterologia entram na reta final em São Sebastião

(Foto: Luciano Vieira/`PMSS)

Os mutirões para atendimentos médicos nas especialidades de dermatologia e gastroenterologia, realizados em uma carreta adaptada instalada na Rua da Praia, no Centro Histórico de São Sebastião, estão chegando ao fim.

‌As consultas e teleconsultas, isto é, realizadas de forma remota por meio de tecnologias, começaram no dia 25 de abril e irão até o dia 23 de maio. Nas duas primeiras semanas, beneficiaram 196 munícipes.

‌A diretora de Planejamento em Saúde, Laysa Christina Pires do Nascimento, explica que a Central de Regulação e as Unidades de Saúde da Família (USFs) ainda estão entrando em contato com os pacientes para informar sobre os agendamentos de consultas com dermatologista ou gastroenterologista. “Por isso, caso esteja aguardando atendimento, fique atento às ligações”, diz.

‌Outra orientação é que, caso esteja na fila de espera dessas especialidades e ainda não tenha sido convocado para atendimento na unidade móvel, procure a USF de referência ou a Secretaria de Saúde (SESAU). “Nós não conseguimos contato com muitos pacientes por não atenderem ao telefone ou estarem com o número desatualizado”, diz.

‌A diretora solicita também que quem está com agendamento em mãos, compareça à consulta, e caso tenha um imprevisto, avise com antecedência, para que a equipe de Saúde consiga encaixar outro paciente no lugar.

‌“Infelizmente tivemos um índice alto de absenteísmo, pois dos 292 pacientes agendados, 96 faltaram, o que representa 33% dos agendamentos”, conta.

‌O mutirão somente está sendo possível devido a uma ação conjunta do município com as instituições União Br, Horas da Vida, Flexmedical, Instituto de Gestão e Cidadania (IGC) e Instituto da Criança.

‌Os profissionais são voluntários e integram um esforço para amenizar os transtornos causados ao sistema de saúde pelas fortes chuvas de fevereiro, que, entre outros impactos, registrou aumento da demanda por consultas médicas.

Botão Voltar ao topo