fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Equipe de enfermagem em São José atua na Estratégia Saúde da Família

Em São José, 90 mil famílias são acompanhadas pela equipe de profissionais. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Em 12 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Enfermagem ou Dia do Enfermeiro. Em São José dos Campos, mais de 6.000 profissionais, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem estão nas frentes de atendimento, atuando como peças fundamentais da equipe de cuidados para prevenção e recuperação do paciente.

Esses profissionais também estão presentes na Estratégia Saúde da Família. O atendimento consiste no modelo assistencial da Atenção Básica, que se fundamenta no trabalho de equipes multiprofissionais em um território estabelecido, desenvolvendo ações de promoção e recuperação da saúde, de forma integral e contínua a partir do conhecimento da realidade local e social da população.

Em São José, 13 UBSs Resolve e 3 Unidades Avançadas de Saúde são credenciadas como Estratégia Saúde da Família. São 44 equipes compostas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários à disposição dos pacientes. Mais de 90 mil famílias são acompanhadas em suas unidades de referência.

Humanização

Com objetivo de reorganizar a prática assistencial, centrada no hospital, passando a enfocar a família em seu ambiente físico e social, a ESF proporciona o estabelecimento de um vínculo entre os profissionais de saúde e o paciente, tendo em vista que, cada equipe atende a uma população definida e os profissionais acompanham toda a família no domicilio ou na unidade de referência.

Maria Aparecida de 76 anos recebeu os parabéns na última consulta. Ela tem seguido todas as orientações e mantido a pressão arterial. “É aquela sensação boa de ser chamada pelo nome, ser conhecida pela equipe, é como uma visita mesmo”, afirmou.

Botão Voltar ao topo