fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Maio Amarelo mobiliza estudantes e idosos como fiscais

Estudantes e idosos reforçam o time de fiscais de boas condutas no trânsito de São José. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Uma ação educativa da Prefeitura de São José vai reforçar o time de fiscais de boas práticas no trânsito e formar mais de 2.500 estudantes agentes mirins.

Alunos de escolas municipais, estaduais e particulares serão nomeados agentes da mobilidade durante ação educativa especial realizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana durante o Maio Amarelo.

Diversos estudantes do ensino fundamental já se somaram ao grupo formado por agentes da mobilidade para ajudar a cuidar do trânsito da cidade e seguir o tema da campanha nacional de 2023: “no trânsito, escolha a vida”.

Para a formação do grupo, agentes da mobilidade transportam uma minicidade de trânsito com pista, semáforos e até carros de papelão para dentro das escolas.

Na pista, estudantes se tornam agentes de trânsito. Fazem a travessia como pedestres e dirigem carros com e sem o uso de um aparelho celular. Assim, se colocam em situações corriqueiras do trânsito.

A premissa é que, para se tornar um agente de mobilidade mirim, é preciso ter conhecimento de regras básicas de trânsito, como atravessar a faixa de pedestre com segurança –erguer a mão, fazer contato visual e nada de olhar celular. Saber compartilhar espaços e observar a condução segura dos motoristas é outra regra muito importante.

Além disso, estudantes são sabatinados sobre o comportamento adequado no trânsito e fazem um juramento onde se comprometem a fiscalizar quem estiver dirigindo durante o trajeto de casa até a escola ou em passeios, além de propagar os cuidados que o pedestre deve ter.

Após o juramento, cada um recebe seu bloco de multas para conscientizar familiares e amigos.

Orgulhoso de se tornar agente mirim, o estudante Ruan Robert da Silva Alcantara, 12 anos, do 7º ano, morador do bairro Olaria, na região norte, já questionou os agentes sobre o uso do celular ao volante. “Achei legal, foi bom para ter conhecimento. Eu queria saber quantos pontos dá na carteira ao dirigir olhando para o celular. Descobri que perde 7 pontos. E que o motorista pode perder a carteira se tiver mais de 30 pontos.”

Segundo ele, infelizmente ainda é comum esse tipo de infração. “Eu observo que as pessoas ainda dirigem falando no celular e passam no sinal amarelo. Eu vou multar muita gente, com gosto”, disse.

A estudante Ana Júlia Lima Novakoski, 12 anos, aprovou a operação travessia segura. “As pessoas não olham para os dois lados e ainda mexem no celular. Vou ter que pegar mais no pé da minha família agora”, disse.

Idosos

Esta quarta-feira (10) foi dia do programa Sinal de Gentileza com dicas sobre travessia segura com um grupo de 80 idosos na Casa do Idoso Sul. Moradora do Jardim Satélite, Ivete da Silva Braga, 65 anos, agora vai ficar muito mais atenta durante a travessia. “As vezes eu atravesso fora da faixa, mas agora depois do que aprendemos, estarei muito mais atenta”, disse. Estão programadas ações em todas as unidades da Casa do Idoso.

Motorista de kombi por mais de 23 anos pelas ruas de São José, Geraldo da Silva, 66 anos, disse que o desafio dos novos motoristas é respeitar o pedestre. “Muitos param para o pedestre, mas infelizmente ainda tem gente que não respeita”.

Motociclistas

Na terça-feira (9), a ação especial foi com um grupo de 85 motociclistas sobre direção segura em parceria com a CCR Rio/SP, das 10h às 12h, na baía do Anel Viário.

Ao todo serão realizadas mais de 100 ações no Maio Amarelo com palestras, blitz educativas e atividades com ciclistas e pedestres. Nesta quinta-feira (11) tem ação de conscientização nos bares da cidade, a partir das 19h.

Botão Voltar ao topo