fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Escolas de Pinda participam de gincana cultural sobre desperdício de energia

(Foto: Divulgação/PMP)

As escolas municipais Augusto César Ribeiro, Elias Bargis Mathias, Maria Zara M. Renoldi dos Santos e Mário de Assis César vão participar da 4ª edição da Gincana Cultural “Xô Desperdício”, organizado pela distribuidora de energia EDP.

Elas vão concorrer com outras 222 unidades escolares de 21 municípios atendidos pela EDP nas regiões do Vale do Paraíba, Alto Tietê e Litoral Norte de São Paulo.

O principal objetivo é estimular a comunidade escolar, de maneira lúdica, a reduzir o desperdício de energia elétrica nas unidades de ensino, residências e na sociedade em geral.

Este ano os prêmios serão 10 sistemas de Geração Solar Fotovoltaica, com capacidade máxima de 2,5 kWp, que serão distribuídos às escolas vencedoras.

A secretária de Eduicação, Luciana Ferreira, ressaltou que “Pindamonhangaba já desenvolve ações voltadas à combater o desperdício, tanto de energia, quanto de água, inclusive estimulando a reciclagem. Por conta disso, vamos participar do projeto e acreditamos que seja um estímulo para que os alunos e professores continuem realizando atividades que visam a economia”.

A gincana é uma iniciativa do projeto Boa Energia nas Escolas, desenvolvido pela distribuidora de energia.

“Estamos muito felizes com o início da gincana, que funciona como um importante instrumento de cidadania ao estimular em toda a comunidade o consumo consciente, seguro e sustentável de energia.

A criatividade na participação das crianças colabora para que essa conscientização ocorra de uma forma leve e positiva para todos, trazendo, inclusive, resultado efetivo para as famílias na redução do consumo de energia”, destaca Leandro Cardoso, gestor de Eficiência Energética da EDP.

Pelo projeto, os participantes produzem um vídeo que tenha relação com o uso racional e seguro da energia elétrica. A produção do conteúdo tem a data limite de 26 de maio e precisa contar com o envolvimento de alunos, funcionários, familiares e da comunidade em geral.

Após validados pela organização da gincana, os vídeos estarão disponíveis para visualizações e curtidas, entre 1 e 18 de junho, em uma playlist da Gincana Cultural na página do Youtube EDP Brasil.

Para que a competição seja justa, as cidades serão agrupadas em três grupos distintos: I – até 50 mil habitantes (12 cidades), II – de 51 mil até 200 mil habitantes (9 cidades) e III – acima de 200 mil habitantes (7 cidades).

A disputa será encerrada em 19 de junho e os próximos seis dias serão destinados à apuração dos resultados.

No dia 30 de junho, acontece a cerimônia de premiação das escolas vencedoras.

A Gincana Cultural Xô Desperdício faz parte do projeto Boa Energia nas Escolas, do Programa de Eficiência Energética da EDP, que utiliza a metodologia PROCEL Educação e é apoiado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Botão Voltar ao topo