fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Campanha #RacismoNão coleta de exames e promove inclusão

(Foto: Divulgação/PMP)

A Campanha #RacismoNão, da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos da Prefeitura de Pindamonhangaba, realizou importantes ações do sábado (6). Por meio da Secretaria de Saúde, foi iniciada a coleta de material para exames de anemia falciforme e, em parceria com a Gerdau, o Gerday Day: Diversidade e Inclusão.

Sobre a coleta de sangue para detecção de anemia falciforme, que ocorreu no Cisas Moreira César, o secretário de Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, disse que “houve uma grande adesão das pessoas, por ser uma campanha inédita e extremamente importante, especialmente para os afrodescentes. No Brasil, a incidência da doença está presente em 8% dos negros, mas devido à intensa miscigenação historicamente ocorrida no país, pode ser observada também em pessoas brancas ou pardas, de acordo com dados do Ministério da Saúde”, avaliou.

A diretora do Departamento de Atenção Básica da Saúde, Luciana dos Santos Cruz, destacou que essa campanha é muito necessária porque “o diagnóstico precoce melhora os indicadores sobre resultado positivo no tratamento”.

Além disso, a campanha #RacismoNão também contou com Gerday Day: Diversidade e Inclusão. “Foram várias ações no Shopping Pátio Pinda, com conscientização, informação e panfletagem de combate ao preconceito e discriminação racial, feira do microempreendedor social e apresentação da Camerata Jovem, músicas pela paz e respeito. A adesão popular foi muito significativa e muitas pessoas compreenderam os objetivos da campanha”, disse a diretora de Direitos Humanos, Cidinha Pedroso.

O secretário João Carlos Salgado explicou que “no primeiro fim de semana da campanha já levamos a ação para Moreira César e para o Shopping. Até o fim do mês teremos atingido toda a cidade, com ações de conscientização, combate ao racismo e ao preconceito em todos os pontos”.

Confira a programação do #RacismoNão

– Até dia 31/05 – 5° SOH -Salão online de Humor: Homenageado João do Pulo – Idealizador Francisco Machado www.pindamonhangaba.sp.gov.br/salao-online-de-humor
e bloghttps://salaoonlinedehumor.blogspot.com/2023/03/5-soh-salao-online-de-humor.html

– CAMPANHA DE ATENÇÃO À SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA: SEMANA DA COLETA DA ANEMIA FALCIFORME, SEMPRE DAS 7h ÀS 11h:
Dia 13 – Região do Araretama – ESF Nova Esperança, Av. Benedito Pires Cesar – 545;
Dia 20 – Região Leste – Unidade Mista CN, Av. Princesa do Norte, 380;
e Dia 27 – Região Central + Região Rural – Laboratório Central, Rua Major José dos Santos Moreira, 427.

– 12/05 – Ato Público da Programação “As Referências de Dr. Luiz Gama e João Do Pulo No Contexto Da Luta Dos Negros”. Entrega de Premiação Troféu Dr. Luiz Gama. Lançamento do Livreto: Heróis da Liberdade: Personagens e movimentos na luta contra a escravidão.
Exposição física: 5° SOH-Salão Online de Humor: Homenageado João do Pulo – Idealizador Francisco Machado. Período da exposição: 10h do dia 12/05 até o dia 11/06. Local: Museu

– 13/05 – Local: Palacete 10 de Julho – 10h – Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra “Liberdade para quem?” Reflexão sobre escravidão e abolição em Pindamonhangaba – Comissão da Memória, Justiça e Verdade. Apresentação do livreto: Heróis da Liberdade: Personagens e movimentos na luta contra a escravidão.

– 14/05 – Parque da Cidade – 15h – Capoeira Pé na Ginga; 16h: Puxada de Rede; 16h30: Maculelê

– 15/05 – Canal: Youtube HV Produções. Live aberta para todos os públicos – Professores, Pais e população em geral. Tema: “A construção do antirracismo na atualidade” – Das 18h às 20h. Palestrante: Dra. Isa Daniele, presidente da comissão de igualdade racial da OAB/SP.

– 21/05 – Corrida da Liberdade e Circuito Nossas Cidades 2023. Das 7 às 10h – Parque da Cidade

– 25/05 – João do Pulo e uma viagem em sua história – C.E. João do Pulo (visita Guiada com os alunos da E.M. Yvone Aparecida Arantes Correa) – Horário: 14h30 às 16h

– 27/05 – Festival de Atletismo João do Pulo – A partir das 9h – CE João do Pulo

– 28/05 – Corrida João do Pulo – 8 horas – C.E. João do Pulo

– 28/05 – Domingo no Bosque – 9h Yoga; 10h – Dança Circular “Ancestralidade Negra/danças para Liberdade” – Focalizadora Bebel Moraes; 11h – Jongo; 14h – Capoeira Pé na Ginga; 15h: Puxada de Rede; 15h30: Maculelê; 16h- Contação de histórias “Contos Africanos”.

– 29/05 – SENAC Pindamonhangaba – Apresentação: “João do Pulo: Ancestralidade, Esporte e Racismo” – Entrega da Premiação às Escolas Municipais do Concurso “As referências de Dr. Luiz Gama e João do Pulo no contexto da luta dos negros. Das 11h às 12h40.

Botão Voltar ao topo