fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: “Programa Decolar” oferece oficina com foco em Aviação

O programa Decolar atende mais de 260 alunos das escolas municipais com 55 atividades no contraturno escolar em áreas diversas do conhecimento. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Astronomia e Aviação são áreas que encantam e despertam a curiosidade de Miguel Veloso Marques, 15 anos, aluno do 9º ano na Emefi Ildete Mendonça Barbosa, que participa do programa Decolar há cerca de três anos e, por meio das oficinas e atividades diferenciadas, tem experiências práticas nas áreas de seu interesse.

Miguel e mais seis amigos participaram nesta semana de uma oficina na Escola de Voo em Planadores em São José e passaram uma tarde de descobertas, entre simulador de voo de planadores, explicações, conversas e troca de experiências com profissionais.

“Desde quando comecei a participar do Decolar já gostava de robótica e aviação. Sonho ser piloto de avião na EPCAR (Escola Preparatória de Cadetes do Ar) um dia, saltar de paraquedas e me interesso por aviação. O professor nos explicou muitas coisas, entramos em alguns aviões, conhecemos um mecânico e outros profissionais, mexemos no simulador, gostei muito da visita”, conta o estudante.

Para Bruna Ellen Veloso Marques, mãe do Miguel, o programa da rede municipal oferece oportunidades e experiências únicas para os adolescentes.

“O Decolar é maravilhoso. Meus dois filhos participam e podem viver experiências que eu não poderia proporcionar a eles fora do programa. Sempre incentivamos para que aproveitem bastante, sejam gratos e valorizem cada momento”, afirma Bruna.

“A atividade de Aviação no Decolar tem tudo a ver com meu sonho de futuro, quero continuar participando e aprendendo”, destaca Miguel.

Parceria com voluntários

Além de Miguel, o Decolar atende mais de 260 alunos das escolas de Ensino Fundamental de São José em 55 atividades diversas, com oficinas de circo, matemática, física, sustentabilidade, inglês, italiano, desenho, pintura, dublagem e edição de vídeos, entre outras.

Todo o programa é possível graças ao trabalho dos professores facilitadores, da equipe técnica e dos voluntários. O piloto Rene Picolo é voluntário no Decolar no curso sobre Atividade Aérea (com foco em Aviação) e foi responsável pela visita dos jovens ao aeroclube e pela aula diferente na última quarta-feira (3).

Segundo Picolo, proporcionar uma visão mais abrangente do mundo é fundamental para essa fase da vida dos estudantes. “A atividade foi bastante rica pelo contato direto com profissionais que atuam na área e pela experiência de poder conduzir um voo de planador em um simulador. Nos próximos encontros, iremos visitar e explorar outros segmentos que compõem a infraestrutura aeronáutica, como o IPEV ( Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo)”, explicou.

“Essa visita foi extremamente importante para evidenciar as práticas de trabalho na área da aviação, foi um dia especial para os alunos, que aprovaram a proposta”, ressaltou Edelaine Ricotta Alvarenga, professora facilitadora.

Talento

O Decolar atualmente atende 266 alunos das escolas de Ensino Municipal Integral da Prefeitura. O programa busca identificar, acompanhar e estimular o desenvolvimento do potencial dos alunos considerados dotados e talentosos, que escolhem as atividades conforme os interesses deles e fazem um plano individual de trabalho.

A partir dessa programação, são desenvolvidas ações semanais, sempre no contraturno escolar, são 55 opções em áreas diversas do conhecimento.

Para fazer parte do projeto, os estudantes com capacidade elevada são observados pelos professores da rede durante quatro anos (do 2º ao 5º ano). Após esse período, eles passam por uma análise de dados e observação pela equipe de especialistas do programa.

Botão Voltar ao topo