fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Câmara de Pindamonhangaba celebra “Dia Municipal do Metalúrgico e Metalúrgica”

Solenidade reuniu trabalhadores, empresários e dirigentes sindicais do município no Plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira”

Homenageados e autoridades que participaram do evento. (Foto: Divulgação/CMVP)

Pela primeira vez na história da cidade, a Câmara de Pindamonhangaba enalteceu o trabalho dos metalúrgicos da cidade e promoveu nesta terça-feira, dia 02 de maio, a Sessão Solene comemorativa ao “Dia Municipal do Metalúrgico e Metalúrgica”. O Ato Solene ocorreu no Plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira” e contou com a presença de autoridades, empresários, trabalhadores e dirigentes sindicais de Pindamonhangaba.

Autor do requerimento de origem da sessão, o vereador Herivelto Vela recebeu do presidente da Casa, vereador Norberto Moraes, a deferência especial para presidir a solenidade. Além de Norberto Moraes e Herivelto Vela participaram da Mesa Diretora, o ex-prefeito de Pindamonhangaba e ex-vereador, João Bosco Nogueira; a Diretora de Base e Diretora da mulher do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba, Moreira César e Roseira, Maria Auxiliadora dos Santos e o Dirigente Sindical, Odirley Luís Romão Prado (que representou Orador Oficial da Sessão Solene, o Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba, Moreira César e Roseira, André da Silva Oliveira, que não compareceu por motivos de saúde). Estavam presentes também a vereadora Regina Célia Daniel Santos – Regininha e os vereadores José Carlos Gomes – Cal, Marco Aurélio de Souza Mayor – Pastor Marco Mayor, Júlio César Carneiro de Souza – Julinho Car, Felipe Guimarães Silva Figueiredo – Prof. Felipe Guimarães e Rogério Ramos.

Orador Oficial: “Esta homenagem é justa e reconhece o nosso trabalho”
Os ritos iniciais da solenidade foram marcados pelo respeito com a execução dos Hinos Nacional Brasileiro e de Pindamonhangaba. Em seguida foi feita a leitura da biografia do orador oficial, Odirley Luís Romão Prado e após, concedida a palavra.

O dirigente sindical agradeceu ao vereador Vela e à Câmara Municipal pela lembrança do trabalho e da luta desta importante categoria que é formada por metalúrgicos e metalúrgicas. “Não falamos só de sofrimento mas também de frutos bons. O maior setor que emprega em Pindamonhangaba é o de metalurgia. Somos mais de 8500 trabalhadores e dos quais temos mais 4500 associados ao sindicato”.

Odirley Prado enfatizou que “nós fizemos negociações de responsabilidade”. De acordo com ele, “graças as essas negociações, inclusive durante a pandemia, foram conquistadas mais de 700 vagas de emprego em Pindamonhangaba. Também no ano passado, fizemos a luta e negociações pontais e garantimos 350 postos de trabalho em nossa cidade”.
Odirley afirmou que “já demos passos para trás, mas nunca desistimos”. “Nossas lutas acontecem diariamente e mesmo nas dificuldades nunca deixamos de atender e lutar pelos trabalhadores”. E ele finalizou: “Esta homenagem de hoje é justa e reconhece o trabalho desses homens e mulheres que fazem crescer o País, o Estado e nossa cidade”.

Homenagem e reconhecimento
Em seguida, a Câmara de Pindamonhangaba promoveu a entrega das honrarias aos metalúrgicos e metalúrgicas de Pindamonhangaba. Foram agraciados com “Diploma de Honra ao Mérito” os seguintes trabalhadores: Nanci Carolina Cunha Ferraz, José Antônio Ribeiro dos Santos, Marcelo Olímpio Torquato, Antônio Romeu Martins, Marcos Eli Neves, Davi Ribeiro de Melo, Maria Madalena dos Santos, Luiz Fernando Bastos e Paulo Henrique Martins.

Moção de Congratulações
Nesta sessão solene, o vereador Herivelto dos Santos Moraes – Herivelto Vela também aproveitou para homenagear o ex-prefeito de Pindamonhangaba e ex-vereador, João Bosco Nogueira, considerado o “pai da industrialização de Pindamonhangaba”. Nogueira recebeu das mãos do vereador Vela a Moção de Congratulações nº 151/2023, de 25 de abril de 2023, com os cumprimentos e congratulações pela sua história em favor do desenvolvimento econômico e social construída ao longo de sua trajetória política.

Encerramento
Ao finalizar os trabalhos da sessão solene, o vereador Herivelto Vela agradeceu aos presentes, autoridades, dirigentes sindicais e, em especial, aos familiares dos metalúrgicos e metalúrgicas que “sabem as dificuldades, entendem a nossa vida no trabalho e compreendem que a nossa luta é em benefício de uma categoria que honra a nossa cidade”.

Botão Voltar ao topo