fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Estudantes de São José participam da 17ª Mostra Brasileira de Foguetes

Olimpíada experimental busca incentivar o conhecimento prático a partir da construção de foguetes feitos com material reciclável; cerca de 250 estudantes do Poliedro farão lançamento dos foguetes no dia 06 de maio na Univap

(Foto: Divulgação)

No próximo sábado (6), estudantes do Poliedro Colégio das cidades de São José dos Campos, São Paulo e Campinas participarão da etapa prática da 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), na qual serão realizados lançamentos de foguetes construídos com materiais recicláveis.

O evento oficial ocorrerá na área aberta da Univap – campus Urbanova, das 8h30 às 12h, em São José dos Campos.

O lançamento reunirá cerca de 250 estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio e contará com a presença de pais e familiares. Além de participar do lançamento, os estudantes de São Paulo e Campinas participarão de uma visita ao Memorial Aeroespacial Brasileiro.

A MOBFOG é uma olimpíada experimental realizada anualmente com o objetivo de expandir o conteúdo para além da sala de aula, tornando o conhecimento mais palpável, de forma lúdica, por meio da construção de foguetes com materiais recicláveis que devem ser lançados o mais distante possível.

Os foguetes e bases de lançamentos são construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.

O Poliedro Colégio participa da MOBFOG há 8 anos. O evento integra a OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Podem participar escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, de todo o Brasil, previamente cadastradas no evento. Os lançamentos devem ser realizados pelas escolas até o dia 19/05.

Ao todo são mais de 380 alunos do Poliedro envolvidos na competição. No último sábado (29/4) um grupo de 138 alunos do 6º ano do Colégio de São José dos Campos participou de um lançamento prévio também realizado no Campus da Univap.

Segundo Thiago Pavan, coordenador de Olimpíadas Científicas e Itinerários Formativos do Poliedro Colégio, a competição gera um grande engajamento dos estudantes, que se empenham nos projetos e tem se destacado com foguetes que atingem 300 metros de distância, sendo destaque nacional na modalidade.

“A MobFog é uma Olimpíada na qual os alunos têm possibilidade de colocar em prática os conceitos teóricos aprendidos na sala de aula, além de potencializar a parceria família-escola. Os alunos sentem-se desafiados a buscar as maiores distâncias nos lançamentos e, para isso, é fundamental o planejamento, execução e trabalho em equipe, explica.

A medição do lançamento e alcance dos foguetes é feito por meio de trena analógica, e os dados são inseridos no site da MOBFOG, que irá avaliar as equipes vencedores das medalhas de ouro, prata e bronze até o dia 30 de junho.

Capacitação dos estudantes

O Poliedro Colégio oferece treinamento e suporte para a participação dos estudantes em olimpíadas como a MOBFOG, já que atividades como essa são importantes para incentivar os jovens nos estudos e ampliar o conhecimento nos campos da ciência e da tecnologia, cada vez mais relevantes no cenário mundial, além de trazer inúmeros benefícios acadêmicos, cognitivos e socioemocionais.

“Muito mais do que o resultado em si, com a iniciativa contribuímos com a formação desses jovens cientistas e valorizamos o conhecimento e a autonomia na resolução de problemas”, conclui Pavan.

Serviço: Mostra Brasileira de Foguetes

Data: 06 de maio (sábado)

Horário: das 8h30 às 12h

Local: Universidade do Vale do Paraíba (Univap)

Endereço: Av. Shishima Hifumi, 2911 – Urbanova, São José dos Campos – SP

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com