fbpx

Índice de roubos e homicídios registra redução em São José

Os bons números são o resultado da integração das forças de segurança e do uso da tecnologia do CSI. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Os números oficiais do Governo do Estado sobre os índices criminais do mês passado confirmam a tendência de queda dos principais indicadores em São José dos Campos.

As ocorrências de homicídios tiveram redução de 20% (de 5 casos, em fevereiro, para 4 em março). Já os roubos em geral diminuíram 22% (foram 132 em fevereiro ante 103 em março).

Os dados, divulgados na terça-feira (25), também mostram a manutenção da queda de 20% no número de roubos em geral quando comparados a março do ano passado, que teve 129 ocorrências registradas.

Também houve diminuição no número de furtos de veículos em comparação ao mês anterior. Outro dado importante é que a cidade não registra casos de roubo a banco há mais de um ano.

Histórico

No comparativo com o primeiro trimestre de 2016, São José dos Campos apresentou queda de 75% nos casos de roubo de veículos. Foram 947 ocorrências há 7 anos ante 369 no período de janeiro a março de 2023.

Outro indicador que apresenta evolução positiva no acumulado do trimestre é o de furtos de veículos. Foram 461 casos nos primeiros 3 meses de 2016 ante 366 no mesmo período de 2023, o que representa redução de 20%.

São José dos Campos registra recorde de redução de mortes violentas – latrocínios e homicídios – em mais de 20 anos. Os casos caíram de 240, em 2001, para 49, em 2022.

O aumento da segurança pública, que reflete diretamente na qualidade de vida da população, é resultado da integração das forças de segurança por meio do programa São José Unida (criado em 2017), uso da tecnologia do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) e da dedicação dos profissionais que trabalham no setor.

Botão Voltar ao topo