fbpx

Orquestra Joseense e Ferragutti se apresentam no Municipal em São José

No último domingo (23), a Orquestra Joseense e o convidado Toninho Ferragutti abrilhantaram as comemorações de 99 anos do Parque Vicentina Aranha – (Foto: Paulo Amaral/FCCR)

Na quarta-feira (26), o teatro Municipal em São José dos Campos recebe a Orquestra Joseense, que se apresenta ao lado do acordeonista Toninho Ferragutti, às 20h.

A apresentação é gratuita e aberta ao público de todas as idades. A reserva de ingressos pode ser feita no site da Fundação Cultural.

Além de acordeonista, Toninho Ferregutti também é compositor, arranjador e educador. Ele possui participação em álbuns e shows de artistas como Gilberto Gil, Maria Bethânia, Lenine, Mônica Salmaso, Orquestra Jazz Sinfônica, Orquestra Jovem Tom Jobim, Orquestra Sinfônica de Recife, entre outras.

Toninho foi vencedor do Prêmio de Melhor Solista Instrumental no 28º Prêmio da Música brasileira em 2017. Suas obras autorais logo ganharam versões para a formação orquestral. Segundo Ferragutti, seu pensamento melódico e imagético guia suas composições que trazem temas inspirados em obras do cancioneiro popular e em danças brasileiras, além de temas em que se evidencia um hipnotismo minimalista e momentos que transbordam em lirismo.

O virtuosismo empregado no alcance do equilíbrio timbrístico marca todo o concerto e traz a beleza da mescla sonora que amalgama o acordeon à orquestra. A apresentação integra a programação do Circuito Cultural Central, promovido pela Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Sobre a Orquestra

A Orquestra Joseense integra o Programa de Formação Artística da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Anunciada em dezembro de 2021, a orquestra é formada, prioritariamente, por músicos educadores e bolsistas de São José dos Campos, cuja seleção é feita por meio de edital público.

A iniciativa cultural tem o objetivo de formação musical, aperfeiçoamento de músicos instrumentistas, capacitação para a profissionalização artística e difusão da música instrumental.

Quarta (26), às 20h

Teatro Municipal – Rua Rubião Júnior, 84 (3º piso) – Centro

Ficha técnica

Maestro
William Coelho

Violino I
Eder Grangeiro, spalla
Leonardo Almeida
Pedro Carneiro
Rosenilson Barbosa**

Violino II
João Pedro Ferraz
Bianka Alves
Vinícius Cavalheiro

Viola
Bruno Almeida
Dora Sansígolo
Lucas Azevedo
Arthur Nunes

Violoncelo
Tiago Oliveira
Fernanda Salles Mineiro*
Gustavo Lessa**

Contrabaixo
Davi Ciriaco
Vivian Alves

Flauta
Filipe Ferreira
Nadine Morais

Oboé
Patricia Garcia
Clarinete
Anderson Menezes
Bruna Hypólito*

Fagote
Ester Muniz
Daniel Cruz*

Trompa
Adriano Venâncio
João Ferreira
Felipe Neto

Percussão
Ana Luiza Cassarotte
Guilherme dos Santos

* Núcleo preparatório
** Convidado

Botão Voltar ao topo