fbpx

São José promove campanha de prevenção ao câncer bucal

O câncer de boca pode ser detectado em fase inicial da doença. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Com o objetivo de aumentar o índice de diagnóstico precoce do câncer bucal e de lesões potencialmente malignas, São José dos Campos promove entre os dias 24 e 28 de abril uma campanha de prevenção ao câncer bucal nas UBSs Resolve.

A equipe de Saúde Bucal das unidades fará os atendimentos e exames de prevenção e, além disso, ouvir o paciente para o esclarecimento de qualquer dúvida ou relato de sintomas suspeitos.

Câncer de Boca

O câncer da boca é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. O câncer de boca pode ser detectado em fase inicial da doença, o que permite tratamento mais efetivo e cura. É necessário estar atento a qualquer alteração na boca, desde mudanças na coloração até o surgimento de lesões parecidas com uma afta que não cicatrizem em até 15 dias. Em estágios mais avançados é comum o paciente apresentar dificuldades na fala.

Prevenção

Evitar o fumo e o álcool; evitar a infecção pelo HPV; limitar a exposição à luz ultravioleta; consumir uma dieta saudável e tratar lesões pré-cancerígenas são formas de adiar ou eliminar as condições que podem contribuir para o desenvolvimento da doença.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) relaciona o câncer de boca ao tabagismo associado ao alcoolismo como um dos principais fatores.

Nem todos os casos podem ser evitados, mas o risco de desenvolver este câncer pode ser reduzido, evitando-se determinados fatores de risco.

Botão Voltar ao topo