fbpx

Prefeitura de São José inicia vacinação gratuita contra a brucelose

São José é uma das únicas cidades do Brasil a oferecer o serviço gratuito de vacinação animal – (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos inicia na próxima segunda-feira (24) a primeira fase da vacinação contra a brucelose. O serviço é gratuito e prossegue até 31 de maio.

De acordo com os protocolos para aplicação da vacina, devem ser imunizadas somente bezerras de 3 a 8 meses de bovinos e bubalinos (búfalos).

São José dos Campos é uma das poucas cidades do Brasil que arca com o custo da vacinação e a contratação de médicos veterinários cadastrados na Defesa Agropecuária do Estado para aplicação das doses.

A previsão é que sejam vacinados nessa primeira fase cerca de 700 animais.

A vacinação contra a brucelose é obrigatória e é realizada há cada seis meses. O criador que não vacinar ou deixar de comunicar a vacinação à Defesa Agropecuária pode ser multado.

Outras vacinas

A partir do dia 2 de maio, além da brucelose também passa a ser aplicada a vacina contra febre aftosa, raiva e manquinha. A campanha de prevenção a essas doenças também se estende até 31 de maio.

A meta é imunizar um total de 10 mil animais em São José dos Campos, de acordo com coordenação da campanha de vacinação animal.

As equipes de vacinação atendem os produtores diretamente nas propriedades rurais.

Os produtores já cadastrados em anos anteriores devem aguardar contato da Prefeitura para o agendamento. Caso não sejam acionados até 24 de maio, é preciso ligar na Central 156 (telefone, site ou app) ou ir a umas das unidades do Ponto Rural para solicitar o atendimento.

Ponto Rural

São José dos Campos

Rua Alziro Lebrão, 240, Alto da Ponte

Telefone: (12) 3911-6915

São Francisco Xavier

Rua XV de Novembro, 900, Centro

Telefone: (12) 3926-1790

Botão Voltar ao topo