fbpx

HM de São José oferece tratamento odontológico exclusivo para PcD

A menina Ruth é paciente da equipe de odontologia exclusiva para pessoas com deficiência do Hospital Municipal. (Foto: Adenir Britto/PMSJC)

O que às vezes pode ser mais trabalhoso para alguns profissionais, a equipe de Odontologia do Hospital Municipal tira de letra. Ela atende exclusivamente pessoas com deficiência.

São pessoas com problemas psiquiátricos, transtorno do espectro autista, paralisia cerebral e síndromes diversas. O agendamento é feito pela UBS Resolve de referência do paciente.

“Minha filha começou aqui aos 9 anos. Hoje ela tem 33 anos e continua sendo muito bem atendida. Tenho muito a agradecer”, disse Rita de Cássia Melo, mãe da Denise Helena.

O tratamento é feito por 2 profissionais especializados, os cirurgiões dentistas Milena Miranda Goulart Guirado e Felipe Roberto Gonçalves. A dupla oferece um diferencial aos pacientes –acolhimento e muito carinho.

“A primeira consulta, que envolve o paciente e seus cuidadores, é essencial para que possamos conhecer, além da condição clínica, a realidade do paciente, o que ele gosta e o que não gosta, o que o acalma e, através disso, gerar uma relação de proximidade e confiança ” disse Milena, especialista em pacientes com deficiência e em odonto hospitalar.

Atendimento

A média mensal de atendimento é de 100 consultas e 12 cirurgias. “Procuramos trazer conforto diante das dificuldades do paciente” afirmou Felipe, especialista em bucomaxilo.

A menina Ruth Emanuelly, de 10 anos, chegou no consultório falando que tinha medo de dentista, mas foi ficando relaxada, a limpeza dos dentes foi rápida e ela logo mostrou um sorriso. “Agora sim”, disse a mãe Lorena Lima.

Ademir Gustavo Bena, de 26 anos, também esboçou um sorriso no final da limpeza. “Ele é paciente aqui desde antes de ter dentes, para limpeza das gengivas”, afirmou a mãe, Márcia Cristina Figueiredo Bena.

Para Milena, poder tranquilizar famílias e muitas vezes tirar a dor desses pacientes é extremamente gratificante. “É muito bom receber o carinho deles e das famílias”, disse.

O Hospital Municipal é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).

Botão Voltar ao topo