fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Pinda participa de seminário sobre mudanças climáticas

(Foto: Divulgação/PMP)

A Prefeitura de Pindamonhangaba vai participar do seminário “Resiliência dos Municípios Paulistas às Mudanças Climáticas” dia 14 de abril, no Parque Tecnológico de São José dos Campos, com palestra da secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin.

Durante o seminário, serão entregues os Planos Municipais de Redução de Riscos (PMRRs) e o Plano Integrado de Gestão de Riscos de Desastres Naturais da UGRHI 02 – Paraíba do Sul.

O objetivo foi elaborar planos que compreenderam os mapeamentos de riscos geológicos e hidrológicos dos municípios da UGRHI 02, a fim de propor obras e medidas de gestão para a mitigação desses riscos.

Os PMRRs foram realizados nos 32 municípios do Vale do Paraíba cujos mapeamentos de risco estavam desatualizados. Acrescendo os municípios de Aparecida e São José dos Campos, cujos PMRRs foram considerados atualizados, um total de 34 municípios foram inclusos no Plano Integrado de Gestão de Riscos de Desastres Naturais, que compreende o universo de resultados obtidos no mapeamento, bem como a indicação de medidas de gestão de riscos, analisando-os no contexto regional e local.

Desta forma, o mapeamento dos PMRRs realizados compreendeu um total de 553 áreas-alvo apontadas, resultando em 819 setores distribuídos ao longo de 502 áreas de risco. Isso demonstra um aumento de cerca de 60% em relação aos mapeamentos anteriores, que apontavam 311 áreas de risco.

Com isso, pretende-se entregar aos municípios um dos principais instrumentos de gestão de riscos, que servirá para subsidiar a elaboração de futuros projetos e convênios para a realização de obras de mitigação de riscos, além de planos voltados à gestão de riscos e de resposta a desastres, bem como são materiais fundamentais para as ações de Proteção e Defesa Civil e de gestão territorial dos municípios.

O evento é uma realização da Fundag (Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola), junto ao CBH-PS (Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul) e à Regea Geologia, Engenharia e Estudo Ambientais.

Confira a programação completa
9h – 9h30: Credenciamento;
9h30 – 9h45: CBH-PS- Importância do PMRR junto à UGRHI-02 – Paraíba do Sul;
(Maria Eduarda San Martin – CBH-PS)
9h45 – 10h: Viabilizando Projetos na Gestão de Riscos com uso da Tecnologia;
(Parque Tecnológico São José dos Campos)
10h – 10h20: O Papel da FUNDAG na Gestão dos Recursos Hídricos;
(Orivaldo Brunini – Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola – FUNDAG)
10h20 – 11h: PMRR junto à UGRHI-2 – Resultados e Futuras Ações;

Botão Voltar ao topo