fbpx

Exército relembra heroísmo do Sargento Max Wolf Filho

Max Wolf Filho. (Foto: EB)

O Exército Brasileiro relembra os 78 anos da morte de um dos seus maiores heróis: o Sargento Max Wolf Filho, registrada em 12 de abril de 1945. A data assinala o dia em que o militar da Força Expedicionária Brasileira deu a vida pelo seu país na Segunda Guerra Mundial. Reconhecido como exemplo de bravura, competência militar e disciplina tanto por seus pares como pela tropa norte-americana, aliada dos brasileiros, Max Wolf Filho converteu-se em um dos maiores símbolos de heroísmo do Exército Brasileiro.

Trajetória
Nascido no dia 29 de Julho de 1911, Max Wolf Filho prestou o serviço militar inicial no então 15° Batalhão de Caçadores, em Curitiba (PR), e, posteriormente, foi integrante da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Na época da convocação para a 2ª Guerra Mundial, o militar apresentou-se voluntariamente à Força Expedicionária Brasileira (FEB), sendo designado para a 1ª Companhia do 11° Regimento de Infantaria (11ºRI), em São João Del Rei, Minas Gerais.

Voluntário para a maioria das missões consideradas arriscadas, o sargento apresentou-se para constituir uma patrulha incumbida de reconduzir, às linhas amigas, o Capitão João Tarcísio Bueno, gravemente ferido em ação.

No dia 12 de abril de 1945, durante arriscada missão de sua patrulha de reconhecimento, nas proximidades de Maserno, o Sargento Max Wolf foi mortalmente ferido por um ataque alemão de tiros de metralhadora. Poucos dias depois, em 17 de abril de 1945, a cidade de Montese, nas proximidades do local da morte de Max Wolf, seria tomada na maior operação bélica desencadeada por um regimento da Força Expedicionária Brasileira.

Homenagens
Ainda em 1945, Max Wolf foi promovido postumamente ao posto de 2º Tenente por decreto do governo. A sua conduta heroica também foi reconhecida com as medalhas de Campanha, Sangue do Brasil, medalha Americana Bronze Star e a Cruz de Combate de 1ª Classe.

Diante das diversas demonstrações de valores essenciais aos sargentos, a Escola de Sargentos das Armas passou a ser denominada Escola Sargento Max Wolf Filho, conforme Portaria 229, de 23 de abril de 2007. A partir de 2019, os alunos do 2º ano dos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos do Exército passaram a receber uma réplica do sabre do Sargento Max Wolf Filho.

Botão Voltar ao topo