fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Bate-papo estimula resgate das Pancs para a qualidade de vida

Os participantes do encontro visitam a Horta Modelo e recebem muda da Panc. (Foto: Adenir Britto/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos promove nesta sexta-feira (14), a partir das 9h, a segunda roda de conversa do ano sobre Pancs (Plantas Alimentícias não Convencionais).

O evento é aberto ao público e acontece mensalmente no auditório da Casa do Café, que fica no Parque da Cidade (avenida Olivo Gomes, 100, em Santana, na região norte).

Parceria

Esta atividade é desenvolvida em parceria entre as secretarias de Saúde e de Urbanismo e Sustentabilidade. O objetivo principal é o de promover a alimentação saudável de forma orgânica e sustentável, tendo como foco a discussão sobre os benefícios do resgate ao cultivo e consumo das Plantas Alimentícias não Convencionais.

Encontros

Cada encontro aborda plantas diferentes, apresentando seu valor nutricional, modo de consumo e cultivo, além de degustação. Os participantes do evento ainda visitam a horta modelo e recebem muda da Panc discutida no mês, o que amplia o acesso ao consumo destas plantas.

Neste mês de abril, o aprendizado será sobre a Araruta (Maranta arundinacea). A araruta fazia parte da prática alimentar dos indígenas brasileiros desde o período do descobrimento.

Seus rizomas são ricos em amido de alta digestibilidade, apresentam baixo índice glicêmico, não contém glúten e fornecem fibras, proteínas, potássio, cálcio, magnésio e presença de compostos bioativos como flavonoides, terpenoides, saponinas e taninos, que conferem proteção antioxidante e antinflamátoria e previnem câncer e doenças cardiovasculares.

Panc

As Plantas Alimentícias Não Convencionais representam um grupo de hortaliças rústicas que se desenvolvem bem em pequenos espaços, sem necessidade do uso de agrotóxicos.

Seu consumo habitual era dentro das organizações familiares, mas acabou se perdendo com a modernização da indústria e agricultura.

Deste modo, o resgate ao consumo dessas hortaliças valoriza a cultura e conhecimento regionais, permite o acesso a alimentos orgânicos de baixo custo e alto valor nutricional e promove uma alimentação saudável.

Mais informações e receitas no folder, na cartilha e na playlist de vídeos.

Premiação

Neste ano, a experiência de São José dos Campos foi selecionada durante o 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado entre os dias 15 a 17 de março, no município de São Pedro.

O município fará uma apresentação sobre nutrição, saúde e sustentabilidade na Mostra Nacional “Brasil aqui tem SUS”, no 37° Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde, em julho deste ano.

O trabalho visa descrever as ações realizadas em parceria entre as secretarias de Saúde e de Urbanismo e Sustentabilidade e foi escolhido dentro de um universo de 1.496 experiências de 105 municípios do estado de São Paulo.

Botão Voltar ao topo