fbpx

Oficinas de Empreendedorismo têm início no Cedemp em São José

Mais de 4.700 estudantes deverão participar das oficinas, que vão até junho, e são a primeira etapa da série de ações em Educação Empreendedora que a rede de ensino municipal realiza durante o ano. (Foto: Adenir Britto/PMSJC)

O Cedemp (Centro de Educação Empreendedora) de São José dos Campos começou o mês de abril com uma programação de oficinas de Ideias Empreendedoras e Inovação.

A cada semana, estudantes dos 9º anos das escolas de Ensino Fundamental da Prefeitura passam pelos espaços criativos do Centro para darem início aos projetos de empreendedorismo.

Mais de 4.700 estudantes deverão participar das oficinas, que vão até junho, e são a primeira etapa da série de ações que a rede de ensino municipal realiza durante o ano letivo.

As atividades práticas marcam o início dos preparativos para o Empreende, um dos maiores eventos de Educação Empreendedora do país, previsto para dezembro, que envolve todas as escolas da rede de ensino municipal com ideias inovadoras transformadas em projetos de alunos e equipes.

Oficina tá ON!

Na manhã desta segunda-feira (10), alunos da Emefi Professor Antônio Palma Sobrinho, no Parque Nova Esperança, aprovaram o “start” para as atividades de Empreendedorismo.

“A oficina é muito interessante. Estamos aprendendo coisas diferentes. Começamos conversando sobre produtos e ideias do passado, do presente e do futuro. O que mais gosto é da dinâmica das aulas e dos momentos de trabalho em grupo”, disse Bruna Vitória Ramos Martins, 14 anos.

João Vitor de Souza, 14 anos, ajuda na renda da família com a produção e venda de trufas de chocolate junto com a mãe e a avó e gostou da atividade.

“A oficina é divertida e acho que vamos conseguir produzir bastante aqui. As aulas nos preparam ensinando a ter disciplina e como trabalhar em sociedade”, afirmou.

O projeto continua nas escolas, por meio do Enriquecimento Curricular, onde os alunos desenvolvem projetos e aprendem mais sobre conceitos como: Criatividade, inovação, modelo de negócio, aplicabilidade no mercado, sustentabilidade, viabilidade econômica, entre outros. As ideias inovadoras visam facilitar o dia a dia das pessoas e proporcionar mais qualidade de vida.

São José + Empreendedora

A Educação Empreendedora faz parte do currículo e das ações na rede municipal e tem sido ampliada neste ano.

A parceria com o Sebrae no programa JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) será estendida para mais de 38 mil alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o que representa um crescimento de 61% em relação ao ano passado.

Os professores passarão por formações presenciais e online sobre a temática empreendedora, assim como as famílias dos estudantes que têm acesso a cursos online por meio do programa Família Empreendedora.

Na Educação Infantil, a Pedagogia Empreendedora dos Sonhos irá envolver mais de sete mil crianças do Pré 2.

Botão Voltar ao topo