fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Jacareí lança programa ‘Matematic@ndo ODS’

Professores no lançamento do programa ‘Matematic@ndo ODS, no Teatro Ariano Suassuna. (Foto: Divulgação/PMJ)

O Teatro Ariano Suassuna (Complexo Educacional Paulo Freire) recebeu nesta segunda-feira (10), cerca de dois mil educadores, entre professores, equipes gestora e técnica da rede municipal, para o evento de lançamento do programa de 2023, “Jacareí Matematic@ndo ODS” (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), da Secretaria Municipal de Educação.

“Nasce hoje o sétimo programa em rede, que acontece novamente, mas com outro viés. Mais uma vez nos reunimos para compartilharmos ações que nortearão o trabalho formativo e dos processos de aprendizagem de nossa Rede de Ensino”, disse a secretária municipal de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino, abriu a solenidade.

A secretária continuou: “Como é bom incorporar ao nosso planejamento diário, práticas que validarão o resultado de uma educação de fato transformadora. Todos os Programas realizados neste percurso nasceram da necessidade em se potencializar alguma ação na escola. Tem propósito e trazem resultados. Formamos cidadãos que, independentemente de onde estiverem no mundo, devem ter conhecimento da consciência e da construção do homem de bem”, destacou Maria Thereza, apresentando ainda a linha histórica dos programas realizados em anos anteriores.

A cerimônia foi dividida em três períodos, manhã, tarde e noite, para todos os professores municipais, das Creches ao Fundamental. Segundo a secretária, o Programa em Rede ‘Matematic@ndo ODS’ contempla o aprofundamento da matemática em todos os projetos que envolvem sustentabilidade (ODS) nas escolas, objetivando sempre a melhoria dos resultados no desenvolvimento da aprendizagem.

Palestras
Após a abertura, o evento contou com a Palestra “A Ciência e o Desenvolvimento Humano” com o professor Ramachrisna, graduado pelo Instituto de Física da USP, mestre pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP e doutor pela Universidade de Bordeaux I na França, Livre Docente pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.

Ramachrisna é professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP desde 1980, Membro da União Astronômica Internacional, Membro do Gaia “Data Processing and Analysis Consortium”, nas áreas de atuação de Astronomia Galáctica, Astronomia extragaláctica, Astronomia Espacial, Ensino de Astronomia, Formação de Professores e secretário geral da Sociedade Astronômica Brasileira.

Teve ainda a palestra “Os números da Vida”, com o físico Wilson Namen, formado pela USP, questionador, pensador, e atualmente é pesquisador do programa WASH, ligado ao CNPq. Wilson trabalha há mais de 22 anos com divulgação científica em grandes meios de comunicação. Apresenta atualmente e dirige o programa “Ciência e Cultura, vamos brincar?”, da Rede TVT. É autor dos livros “Almanaque Ciência em Show”, “Almanaque Ciência em Show – Biologia” e “Nau dos Mestres”. Foi indicado ao prêmio “Nobel Verde” United Earth Amazônia Award e é Cofundador da Sol Práticas Educacionais.

Na programação teve ainda a Roda de Conversa com os palestrantes e a secretária, além da apresentação das novidades para este ano letivo de 2023.

Botão Voltar ao topo