fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Caçapava realiza abertura do Projeto Literário da Educação

Este ano, o desfile cívico-militar em homenagem ao Aniversário de Caçapava, traz uma novidade: o início do Projeto Literário das escolas da rede municipal de ensino.

O projeto é inédito em Caçapava e visa estimular a prática da leitura entre as crianças e seus familiares com a distribuição de livros infantojuvenis de literatura para os alunos do 1º ao 5º ano da rede pública municipal.

Durante o desfile, as escolas vão apresentar seus alunos caracterizados como personagens, ou com objetos ou ícones que representam a história de um livro escolhido que está sendo trabalhado em sala de aula para o desfile.

Ao todo, 24 escolas da rede municipal vão desfilar sob os temas dos livros literários. As escolas e suas referências literárias são:

Entrega das maletas com livros de literatura

Depois do Desfile de 14 de abril, as famílias serão avisadas, e cada aluno de 1º ao 5º ano vai receber uma maleta com livros de literatura.

Os alunos de Educação Infantil receberão uma maleta com 6 livros de histórias de autores diversos do projeto Cantando & Contando, voltado para crianças de 0 a 5 anos.

Já os alunos de Ensino Fundamental I receberão a maleta com 4 livros infantojuvenis do projeto Ler e Reler, com obras de escritores e ilustradores premiados.

Os livros serão dados às crianças para que possam formar o seu primeiro acervo literário, e também para estimular a ‘literacia familiar’, ou seja, as práticas de convivência entre pais e filhos, envolvendo leitura de forma lúdica e participativa, principalmente entre os menores, o que faz as crianças chegarem mais preparadas aos anos iniciais do ensino fundamental, além de fortalecer o vínculo entre as famílias.

As coleções também são inclusivas, trazem a vantagem da apresentação dos livros em libras ou audiodescrição, ou seja, a partir de um QR code nos livros, os alunos poderão baixar um aplicativo e ouvir as histórias, ou vê-las contadas na linguagem dos sinais.

Essa é uma iniciativa pioneira na região e visa estimular a leitura e a vivência cultural social a partir dos alunos nas escolas. As histórias também serão trabalhadas em sala de aula com os professores.

O ponto alto do Projeto Literário vai ser a realização de uma grande feira literária – FLICA (Feira Literária de Caçapava) que será realizada em outubro em data e local a serem definidos.

O evento incluirá apresentação dos trabalhos dos alunos, dança, música e teatro.

Botão Voltar ao topo