fbpx

Pinda fecha fevereiro com 486 novas vagas de trabalho

Cidade lidera ranking na região segundo CAGED

Comércio no centro de Pindamonhangaba. (Foto: Divulgação)

Pindamonhangaba fechou o mês de fevereiro com a geração de 486 novos empregos, consolidando boa colocação entre as maiores cidades do Vale do Paraíba.

A informação foi apontada em levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego, através do CAGED (Cadastro Geral do Emprego), divulgado na última semana, referente à evolução no mercado de trabalho no mês de fevereiro deste ano. No acumulado janeiro e fevereiro, Pindamonhangaba gerou 620 novas vagas.

Em fevereiro, o município realizou 1.468 contratações e 982 demissões, gerando um saldo positivo de 486 novas vagas. Segundo os dados, o setor de serviços alavancou os números com 316 novas oportunidades no mercado de trabalho, seguido do setor industrial com 128 vagas e o ramo do comércio com 29 novas vagas.

Proporcionalmente ao número de carteiras assinadas, a cidade teve a melhor variação média do Vale do Paraíba. Considerada a forma mais justa de medir a geração de empregos, a variação média demonstra a evolução do total de carteiras assinadas em relação ao mês anterior. O crescimento de 1,41% em carteiras assinadas no município superou a marca estadual (0,5%) e a média nacional (0,57%).

Pindamonhangaba, que aparece bem colocada na região, à frente de municípios de maior porte, fechou janeiro com 34.509 carteiras assinadas, passando para 34.995 em fevereiro. A maioria dos contratados forem empregados do sexo masculino, com faixa etária entre 30 e 39 anos e com ensino médio completo.

“Estamos conversando com o secretário Roderley Miotto para novas ações nesta área, porém os dados mostram que Pindamonhangaba iniciou 2023 com um ritmo intenso e queremos continuar nessa crescente. Às vezes, o cidadão pode pensar: estou desempregado, não estou vendo geração de vagas. Entretanto, o CAGED mostra uma tendência muito positiva, prepare-se, qualifique-se e logo sua vaga chegará”, afirmou o prefeito Dr. Isael Domingues.

No ano passado, o município fechou com saldo positivo de 1.363 novas vagas. Em 2021, ano da reposição de vagas pós pandemia, o saldo foi de 2.076 contratações e em 2020, o ano crítico da pandemia, o município fechou 819 postos de trabalho.

Botão Voltar ao topo