fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Submarino “Humaitá” finaliza testes de Imersão Dinâmica e de Imersão em Grande Profundidade

"Humaitá" é o segundo dos quatro submarinos convencionais do PROSUB

Submarino “Humaitá” é o segundo dos quatro submarinos convencionais do PROSUB. (Foto: MD)

No dia 20 de março de 2023, o Submarino “Humaitá” (S-41) encerrou os testes de Imersão Dinâmica e de Imersão em Grande Profundidade, em área marítima localizada no litoral do Rio de Janeiro. A finalização dessas etapas representa um passo importante do processo construtivo e de treinamento da tripulação do submarino, garantindo a evolução do programa de testes de aceitação no mar, antes de sua incorporação à Marinha do Brasil.

No decorrer dos testes de Imersão Dinâmica foram verificados sistemas essenciais do submarino e o desempenho do meio em imersão. Em sequência, nos testes de Imersão em Grande Profundidade, todos os sistemas do submarino são avaliados com o objetivo de verificar sua capacidade na profundidade máxima de operação.

A conclusão e os resultados positivos dos testes certificam o elevado grau de segurança para a continuidade dos testes subsequentes, a caminho da transferência do submarino ao Setor Operativo.

O cronograma do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) aponta para a possibilidade da transferência do S-41 ao Setor Operativo, no segundo semestre do corrente ano.

O “Humaitá” a caminho dos testes de imersão dinâmica e em grande profundidade. (Foto: MD)

Os testes em ambiente operacional do “Humaitá” representam mais um passo significativo no âmbito do PROSUB, que se consolida como um Programa Estratégico para o Estado brasileiro, capacitando mão de obra especializada e elevando o potencial estratégico de desenvolvimento científico e tecnológico do País.

Botão Voltar ao topo