fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Museu em São José realiza nova edição do Terças com Museologia

Projeto Terças com Museologia aborda um novo tema na próxima terça-feira. Encontro é realizado por meio virtual. (Foto: Divulgação)

Patrimonialização e Musealização é o novo tema do encontro, deste mês, do Terças com Museologia, realizado pelo Museu do Folclore de São José dos Campos. Esta é a terceira edição do projeto e ocorre no dia 28, das 9h às 10h30, de forma digital (pelo Google Meet).

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por este link. O tema será apresentado e mediado pela museóloga do Museu do Folclore, Mariana Boujadi, mestra em Memória Social e Patrimônio Social e Cultural.

O Terças com Museologia prevê encontros virtuais de formação, realizados toda última terça-feira do mês, com temas relacionados à museologia. Os certificados de participação serão emitidos e enviados para quem acompanhar o encontro.

Na edição de fevereiro, 47 pessoas participaram da abordagem sobre o tema Biografia dos Objetos, que está disponível no YouTube para quem não pôde acompanhar.

Processos semelhantes
“A patrimonialização possibilita que os bens de natureza material (edifícios e monumentos) e imaterial (manifestações) mudem de status e sejam retirados do circuito de especulação econômica, tornando-os portadores de identidades, memórias e referências culturais”, explica Mariana.

Já a musealização, segundo Mariana, possibilita que esta mudança de status ocorra com os bens móveis (em sua maioria os objetos) no espaço do museu. “As duas coisas são processos semelhantes, mas muitos não fazem esta distinção; e é isto que discutiremos”, ressalta Mariana.

Gestão
O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, instalado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org

Botão Voltar ao topo