fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Casa do Patrimônio de São José rearticula ações do Observatório da Paisagem

André Bazzanella (terceiro à direita) coordenou a reunião, realizada no Museu do Folclore. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Sem realizar encontros presenciais há algum tempo, em razão da pandemia de covid, integrantes do Observatório da Paisagem se reuniram recentemente no Museu do Folclore de São José dos Campos para realinhamento e discussão das atividades futuras do projeto. O grupo também visitou as dependências do museu.

O Observatório da Paisagem foi criado em 2017 por iniciativa do programa Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba e consiste numa rede informal que busca a troca de experiências e realização de ações comuns entre instituições públicas e da sociedade do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Entre as instituições que fazem parte do Observatório da Paisagem está o CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização responsável pela gestão do Museu do Folclore e pelo projeto Ecomuseu do Campos de São José, desenvolvido com patrocínio da Petrobras.

Atividades

“Estamos retomando as atividades neste período de pós-pandemia, e a reunião no Museu do Folclore teve como objetivo iniciar a rearticulação da rede, uma vez que o afastamento levou à dispersão dos atores”, explicou André Bazzanella, coordenador da Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba.

“Entendemos que, além fazer do Observatório da Paisagem, nossa participação nestas discussões é de suma importância, principalmente no momento em que estamos tratando do processo de restauro do prédio do Museu do Folclore, um patrimônio do município”, destacou a gestora Maria Siqueira, responsável também pela gestão do Ecomuseu.

Iphan

O programa Casa do Patrimônio foi criado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 2009. E a unidade do Vale do Paraíba surgiu em 2013, como representação do Iphan na região, com sede em São Luiz do Paraitinga.

O objetivo do programa é articular e fomentar ações institucionais e educativas com a comunidade da região em prol da construção do conhecimento, valorização e usufruto do patrimônio cultural.

Participaram da reunião o coordenador do observatório, André Bazzanella, a gestora do Museu do Folclore, Maria Siqueira Santos, o presidente do CECP, Ricardo Savastano, e os representantes da Fundação Cultural Benedicto Siqueira e Silva, Larissa Neli Faria e William de Oliveira, e dos institutos Chão Caipira e H&H Fauser (Paraibuna), José Vicente Faria e Lucas Campos.

Gestão

O Museu do Folclore é uma unidade da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e está instalado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP, organização sem fins lucrativos com sede em São José dos Campos.

Botão Voltar ao topo