
A Prefeitura de São José dos Campos vai montar uma força-tarefa para recuperação da ponte que liga o Residencial São Francisco ao Jardim Uirá, na região sudeste da cidade. Parte da pista de ligação entre os dois bairros cedeu após o rompimento de uma galeria de águas pluviais em razão das fortes chuvas que atingiram a cidade.
De forma emergencial, serão realizados serviços de manutenção e recuperação da ponte, que atualmente funciona em meia pista, sem alterar o tráfego de ônibus do transporte coletivo. Os trabalhos incluem a contenção dos dois taludes com gabião e instalação de guarda-corpos.
Mas já está em andamento o investimento de R$ 16,7 milhões na duplicação da avenida Livio Veneziani, que liga os dois bairros. A duplicação terá 2,3 quilômetros, entre a avenida das Saíras até a Via Cambuí, e inclui a reforma da ponte.
Pelo projeto, a ampliação da ponte vai aumentar a capacidade de tráfego na travessia do Ribeirão dos Putins, além da implantação de sistema cicloviário. Também está prevista a instalação de uma rotatória entre a avenida das Saíras com a Lívio Veneziani para ordenar o trânsito, garantindo maior fluidez e segurança no sistema viário.
A obra prevê ainda a instalação de abrigos metálicos, travessias de pedestres e nova sinalização. O projeto já está pronto e a documentação para a abertura da licitação está em andamento. O prazo estimado da obra é de 12 meses.
Recanto dos Eucaliptos
No Recanto do Eucaliptos, uma equipe de drenagem vai iniciar a obra para instalação de nova tubulação na estrada que cedeu devido a uma erosão provocada pela quantidade de chuva.