fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Biblioteca “vereador Rômulo Campos D´Arace” mudará para o centro de Pinda

Parte do acervo da “Biblioteca do Bosque”. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

A Biblioteca Pública Municipal Vereador Rômulo Campos D´Arace ganhará uma nova sede na rua doutor Campos Sales, nº 535, no centro. A prefeitura ainda não divulgou uma data específica para a mudança do Bosque para a nova sede.

De acordo com a prefeitura, a mudança se dá para resolver o problema de umidade que diminuía a vida útil dos livros da biblioteca, devido à proximidade com o Rio Paraíba do Sul. A nova biblioteca terá espaços com acessibilidade, para crianças, para oficinas, além de área para jogos, seguindo o conceito de “Biblioteca Viva”, em que a formação de público é feita a partir de equipamentos culturais, promovendo uma nova visão do papel das bibliotecas, como vem ocorrendo com sucesso em países como Colômbia, Chile e França.

Nesta semana, representantes da Secretaria de Cultura e Turismo e do Departamento de Comunicação da Prefeitura estiveram em visita técnica à Biblioteca de São Paulo e à Estação Literária de Guararema, duas bibliotecas públicas sendo uma estadual e a outra municipal, que contam com linguagem visual inovadora e projetos de sucesso. Participaram da visita o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma, as bibliotecárias Rosilene Cardoso e Carmen Lídia Zaitune Pamplin, a diretora de Comunicação Maria Fernanda Munhoz, o assessor de Comunicação Visual Rafael Marçon e o criativo da Vergê Parceria Estratégica, Rafael Felix.

“A visita técnica nas duas bibliotecas foi de grande importância para o processo criativo do Departamento de Comunicação na composição da comunicação visual do novo espaço. Pudemos conhecer de perto soluções para questões simples como displays de prateleiras e até mesmo sinalização aérea e utilização criativa de materiais que temos no nosso dia-a-dia, além, é claro, de ser um grande incentivo à expansão de ideias dos nossos criativos”, analisou a diretora Maria Fernanda. “A população pode esperar um espaço com uma comunicação visual eficiente e muito bonita, sempre em acordo com as expectativas e necessidades da Secretaria de Cultura e Turismo. Estamos caprichando”, completou.

Visita a bibliotecas pelos profissionais de Pindamonhangaba. (Foto: Divulgação)

Para o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma, “a visita também ajudou a entender como são feitas a gestões das duas bibliotecas e a divisão dos serviços oferecidos, lembrando que, com o novo concurso público, teremos novos profissionais para as bibliotecas”.

Botão Voltar ao topo