fbpx

Pinda promove treinamento em técnicas de coleta de materiais biológicos

O treinamento foi ministrado pela AFIP- Medicina Diagnóstica e o principal objetivo foi realizar orientações para minimizar os erros pré-analíticos em exames laboratoriais

Treinamento em Pindamonhangaba. (Foto: Divulgação)

A prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da secretaria de Saúde, em parceria com a AFIP, realizou um treinamento destinado aos colaboradores responsáveis pela coleta de material biológico das unidades de Pronto Atendimento de Moreira César e do Araretama, Unidade Mista Cidade Nova e funcionários dos postos de coleta descentralizados e central. A formação foi realizada no auditório da Santa Casa.

O treinamento foi ministrado pela AFIP- Medicina Diagnóstica e o principal objetivo foi realizar orientações para minimizar os erros pré-analíticos em exames laboratoriais, ou seja, o fluxo desde a coleta do material na Unidade até a chegada da amostra no Laboratório para o processamento. Foram abordados temas que envolvem uma coleta de sangue adequada, o correto acondicionamento e transporte de vários materiais biológicos, técnicas corretas, bem como os principais pontos críticos durante a coleta, com instruções teóricas e práticas.

A AFIP- Medicina Diagnóstica, que atualmente realiza cerca de 90% dos exames laboratoriais do município, é uma empresa com atendimento em nível nacional e capacidade técnica para 10 milhões de exames /mês. Possui acreditação com excelência em nível 3 da ONA – Organização Nacional de Acreditação, desde 2013, e em 2022 foi acreditada pela PALC- Programa de Acreditação de Laboratório Clínicos da SBPC /ML – Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratoriais.

Com este treinamento, a Prefeitura Municipal contribui com a qualificação dos profissionais, sempre em busca de garantia da qualidade e entrega de resultados confiáveis aos pacientes de toda a rede.

Botão Voltar ao topo