fbpx

Educação integral inicia atividades nas escolas de São José

Prefeitura oferece mais de 14 mil vagas em oficinas de Educação Integral no contraturno com atividades de arte, cultura, esportes e tecnologia em 50 escolas. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Junto com o início do ano letivo, as atividades da Educação Integral começaram nas 50 escolas municipais de Ensino Fundamental da Prefeitura de São José dos Campos com oficinas de arte, cultura, esportes e tecnologia. São mais de 14 mil vagas para as oficinas no contraturno da rede municipal.

Cada escola tem uma programação de atividades e horários. As inscrições para novas oficinas aconteceram nesta semana. Quem ainda tem interesse e não se inscreveu, pode procurar sua unidade escolar para conferir as vagas remanescentes.

As atividades da Educação Integral foram ampliadas em 2022 visando uma formação mais completa dos estudantes, considerando as dimensões física, intelectual, afetiva, social e cultural e com uso de tecnologia por meio da Plei (Plataforma de Educação Integral), que pode ser acessada por mais de 38 mil alunos.

A ampliação da Educação integral é uma das metas do plano de gestão da administração, tendo a vulnerabilidade social do aluno como principal critério e contando com parceiros, como a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, o IVEP (Instituto Esportivo do Vale do Paraíba) com o programa Escola Ativa, e a AJAS (Associação Joseense de Ação Social) na tecnologia.

Segundo a equipe responsável pelas atividades a oferta de oficinas nas escolas “possibilita aos alunos a ampliação de acesso a diferentes vivências e saberes, impactando de forma positiva no ensino regular por potencializar os interesses múltiplos dos alunos, o desenvolvimento da autoestima e o sentimento de pertencimento ao grupo escolar”.

Centros de Educação Integral

Nos 11 Centros de Educação Integral (CEI’s) do município, que são de tempo integral, os estudantes têm como opção os Projetos Integradores, que utilizam atividades práticas e tecnologia para integrar várias áreas do conhecimento, ‘colocando a mão na massa’ para aprenderem novos conceitos.

Nas ações de Bem-estar e Saúde, além de período para a alimentação e descanso, os alunos aprendem técnicas de relaxamento e concentração, como uma forma de melhorar o aproveitamento das aulas garantindo aprendizado.

O uso de plataformas digitais, como a Plei e atividades gamificadas, acontecem nas oficinas Estudo em Ação.

Com os Projetos Inovadores, os alunos são desafiados em atividades de ciências, por meio de problemas para serem solucionados usando tecnologia e artes, em prol da escola e da comunidade.

Fique por dentro

– A Educação Integral oferece: oficinas de tecnologia que envolve o maker (fazer com as próprias mãos), programação e robótica, balé, jazz, circo, badminton, vôlei, basquete, futsal, judô e projetos integradores, entre outras.

– São mais de 14 mil vagas para oficinas no contraturno.

– 50 Escolas Municipais de Ensino Fundamental Integral.

– Mais de 38 mil alunos conectados na Plei que tem novidades e mais atividades neste ano.

Botão Voltar ao topo