fbpx

Ação de plantio em Ilhabela pelos 100 anos do Rotary no Brasil

Organização de serviços voluntários comemora em 2023 o centenário da sua fundação no país

Foto: @oprimeiroretrato)

No dia 15 de fevereiro e com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Ilhabela e do Viveiro Municipal, os associados do Rotary participaram de uma ação de plantio de mudas de árvores nativas no entorno da Praia do Itaguaçu.

O objetivo foi prestar homenagem ao centenário da organização no país, valorizando a área e contribuindo com o meio ambiente.

O encontro começou por volta das 9h da manhã na Rotatória da Escultura dos Peixes e nessa primeira etapa, foram plantadas 40 mudas de árvores nativas da mata atlântica apropriadas para plantio em áreas próximas ao mar.

Nas próximas semanas serão plantadas outras 60 mudas na região, totalizando 100 novas árvores que reforçarão a vegetação local e que ficarão também como símbolo dos 100 anos do Rotary no Brasil.

O presidente do Rotary Club de Ilhabela – 2021-2023, Leopoldo Pedalini Neto, destacou:

“O Rotary está presente na Ilhabela há 48 anos oferecendo apoio à população local através dos nossos serviços
voluntários.

Atuamos em diversas áreas e o meio ambiente é um dos nossos principais focos. É por isso que estamos muito felizes com essa ação de plantio que além de contribuir com o meio ambiente, serve também como uma homenagem aos homens e mulheres que há 100 anos atrás, deram início ao Rotary no Brasil”

As equipes da Secretaria de Meio Ambiente e do Viveiro Municipal estiveram presentes no local, sendo parte
fundamental para que essa ação seja possível. Kátia Freire, Secretária de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Ilhabela comentou:

“Quero primeiramente parabenizar o Rotary Club Ilhabela e toda sua equipe pelos 100 anos do Rotary no Brasil, pelo compromisso e ações que desenvolvem em prol da comunidade de Ilhabela.

Ressaltar sobre a importância dessa ação de plantio de espécies nativas de Mata Atlântica em espaços públicos no município, que permitirão além do embelezamento local e aumento da biodiversidade, um maior sombreamento, auxiliando a regulação da temperatura, criando ambientes locais harmônicos e consequentemente contribuindo no combate ao aquecimento global. Em nome da Prefeitura de Ilhabela, parabenizo essa grande parceria em defesa da preservação ambiental”

O Rotary na Ilhabela:

O Rotary Clube de Ilhabela foi criado em 23 de outubro de 1974. O Clube padrinho foi o Rotary Club de São Sebastião, que convidou e apoiou para a fundação do Clube de Ilhabela os Srs. Sérgio Pereira de Araújo que foi seu primeiro Presidente, Gilson Tangerino, José de Assis Figueira, Luis Carlos Ribeiro, Willy Werner, Mario Romero e Jean Bernard, que frequentavam o Clube de São Sebastião, mas residiam em Ilhabela.
Em 2024, o Rotary Club de Ilhabela completará 50 anos de relevantes serviços humanitários à comunidade ilhabelense.

O Rotary no Brasil:

O primeiro Rotary Club do Brasil foi fundado na cidade do Rio de Janeiro em 28 de fevereiro de 1923 e foi também o primeiro clube de todos os países da língua portuguesa.

Os associados do Rotary contribuem com seu tempo, energia e paixão para realizar projetos significativos e sustentáveis, entrando em ação de forma voluntária para melhorar a qualidade de vida das comunidades locais, com foco em 7 áreas principais de atuação:
– promoção da paz,
– combate a doenças
– acesso a água limpa e saneamento
– saúde de mães e filhos
– apoio à educação
– fortalecimento de economias locais
– proteção do meio ambiente

As celebrações do Centenário acontecem no Rio de Janeiro e o palco das comemorações será dividido entre diversos cartões-postais da cidade. A atual presidente do Rotary Internacional, Jennifer Jones – primeira mulher a liderar o Rotary desde sua fundação – já é presença confirmada nos eventos do Centenário.
Presença mundial:

Desde 1905, o Rotary vem conectando e fortalecendo líderes visionários e compromissados, e apoiando sua busca por uma meta em comum: entrar em ação para criar um mundo melhor.

O Rotary reúne uma rede global de voluntários dedicados a enfrentar grandes desafios mundiais. A organização conecta 1,4 milhão de associados em mais de 46.000 clubes e 200 países e áreas geográficas.

A principal causa do Rotary tem sido, desde a década de 80, a erradicação da poliomielite -paralisia infantil-, contribuindo já com mais de US$ 2,6 bilhões e incontáveis horas de voluntariado para eliminar essa doença.

Todo ano, por meio de uma parceria de financiamento com a Fundação Bill & Melinda Gates, o Rotary destina US$ 150 milhões para o esforço global de erradicação da pólio.

Botão Voltar ao topo