fbpx

Bárbara Ipê lança HQ infanto-juvenil que mergulha no universo das abelhas

Segunda obra da autora paulista, a HQ Meliponi & SuperApi, publicada pelo NADA ∴ Studio Criativo, foi contemplada pelo ProAC/SP; em contrapartida, meliponário será instalado em parque de Botucatu (SP) e exemplares serão distribuídos gratuitamente para instituições e iniciativas que promovam educação ambiental

Bárbara Ipê (@barbara.ipe) é natural de Botucatu, no interior de São Paulo. (Foto: Divulgação)

Bárbara Ipê é natural de Botucatu, no interior de São Paulo. Graduada em Oceanografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), já atuou em projetos de conservação ambiental e comunidades tradicionais de pesca artesanal. Atualmente é estudante de Pedagogia e tem pesquisado sobre a ilustração e literatura infanto-juvenil. As artes sempre permearam sua trajetória, mas foi recentemente que assumiu a escrita e a ilustração como profissão. Em 2021, publicou o livro infanto-juvenil Dona Cida, contemplado pelo ProAC/SP.

A HQ Meliponi & SuperApi (@meliponi_superapi), sua segunda obra, também foi contemplada pelo mesmo edital de 2021, e está sendo lançada pelo NADA ∴ Studio Criativo. Ao longo de 79 páginas, a obra frisa a importância das abelhas para o meio ambiente e estimula a consciência ambiental ao adentrar neste universo.

A HQ terá dois eventos de lançamento, um online e outro presencial. O online está marcado para dia 23 de fevereiro às 18h, nas páginas de Facebook e YouTube do Centro Max Feffer de Cultura e Sustentabilidade. Já o evento presencial acontece no dia 11 de março, às 10h, no Parque Municipal Joaquim Amaral Amando de Barros, em Botucatu.

Neste evento, como ação de contrapartida do ProAC, será instalado um meliponário também nomeado como Meliponi & SuperApi. Também serão distribuídos gratuitamente 150 exemplares da obra para instituições e iniciativas que trabalhem com educação ambiental e pesquisa sobre as abelhas.

A importância das abelhas para o meio ambiente

A história de Meliponi & SuperApi surgiu de uma brincadeira em família, que se dedica à criação de abelhas (apicultores e meliponicultores). Durante o manejo das abelhas surgiu a ideia das personagens Meliponi & SuperApi, duas jovens super-heroínas que protagonizam aventuras para conhecer sobre o mundo das abelhas.

As abelhas são um tema apaixonante para Bárbara e sua família. Eles são criadores de abelhas sem ferrão em um pequeno sítio de Botucatu, chamado Caliandras. Acreditam que o conhecimento sobre as abelhas é uma importante ferramenta para a consciência ambiental. Poder unir essa ferramenta ao universo lúdico e de muitas aventuras da HQ, com o protagonismo de duas jovens corajosas e engajadas foi o que motivou o processo criativo deste livro.

A HQ é dividida em quatro capítulos. No primeiro, as duas amigas encontram abelhas mágicas e ganham superpoderes para voar e diminuir de tamanho, o que lhes permite conhecer os enxames de perto. Nos demais, as aventuras se desenrolam junto às abelhas da espécie Apis mellifera, as diversas espécies de abelhas sem ferrão da região e as abelhas solitárias. As histórias se passam nas matas da região da Cuesta, no interior de São Paulo.

Bárbara Ipê trabalhou junto com o NADA Studio Criativo na publicação da HQ. Ela já conhecia o trabalho de Baga Defente e logo Alex Zani se juntou à equipe. Ambos participaram ativamente com as reflexões sobre o texto e o desenvolvimento dos diálogos. Também somou-se à equipe como artista gráfica e diagramadora do livro, a Gabriela Guenther, do Studio Criativo Sambaqui. Gabriela também contribuiu muito com sua visão e experiência de artista gráfica. O assessor técnico do projeto, Maurice Fabian Scaloppi, é agrônomo e criador de abelhas, e também marido e pai dos filhos de Bárbara.

Bárbara é mãe de dois, Joaquim, de oito anos, e Jorge, de sete meses; e para escrever precisa de concentração e silêncio, algo que tem sido raro em sua vida. Porém, conta com o apoio de seu companheiro e familiares para desenvolver seu processo de escrita. O fato de residir num local de muita natureza também é motivador.

Durante a criação de Meliponi & SuperApi, Bárbara estava grávida de Jorge, e teve que fazer uma pausa no trabalho para o nascimento. Porém, logo estava ninando o bebê ao mesmo tempo em que pintava e escrevia. A maternidade lhe toma bastante tempo e energia nesta fase da vida, mas, ao mesmo tempo, representa uma fonte impressionante de inspiração, ajudando na construção de sua linguagem artística.

Mergulhando no mundo das HQs
Bárbara Ipê começou a escrever profissionalmente em 2019, influenciada por escritores como Guimarães Rosa, Darcy Ribeiro, Thiago de Mello, Mia Couto e Clarissa Pinkola Estes. Já no universo infanto-juvenil, as obras que a influenciam são de Cecília Meireles, Ruth Rocha, Adriana Carranca, Liniers, publicações das editoras Pulo do Gato, Companhia das Letrinhas, entre outras obras independentes.

Com a publicação de Meliponi & SuperApi, Bárbara tem entrado cada vez mais no mundo das HQs. Ela já era leitora de Maurício de Souza, Ziraldo, Liniers, Quino, Charles M. Schurls e Laerte, e agora tem acompanhado o trabalho de Marcelo D’Salete, Aldo e Camilo Solano. No universo da ilustração, ela é grande admiradora dos trabalhos de Odyr, Olga Dujina e Andrej Dugin, Bruna Assis Brasil, Arthur Rackham, entre muitos outros.

Quanto a projetos futuros, a autora pretende dar continuidade nas próximas edições da Meliponi & SuperApi, para conhecer as abelhas de outras regiões do país. Ela também tem projetos para a publicação de livros infanto-juvenis sobre as relações afetivas e de presença entre mães e filhos e sobre a gestação e o nascimento.

AGENDA
Lançamento online de “Meliponi e SuperApi” (NADA ∴ Studio Criativo), de Bárbara Ipê
Quando: 23 de fevereiro
Onde: Canais de mídia do Centro Max Feffer de Cultura e Sustentabilidade: www.facebook.com/CentroMaxFeffer e www.youtube.com/c/CentroMaxFeffer
Horário: a partir das 18h
Gratuito
Lançamento presencial “Meliponi e SuperApi” (NADA ∴ Studio Criativo), de Bárbara Ipê
Quando: 11 de março
Onde: Parque Municipal “Joaquim Amaral Amando de Barros” (Rua Dr. José Barbosa de Barros – Jardim Paraíso, Botucatu/SP)
Horário: 10h
Gratuito

Botão Voltar ao topo