fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Prefeitura de São José monta força-tarefa após chuvas do fim de semana

A Prefeitura de São José dos Campos montou uma força-tarefa para atendimento e acolhimento às vítimas da forte chuva que atingiu as regiões sul e sudeste da cidade neste domingo (12).

Foram mobilizadas equipes das secretarias de Manutenção da Cidade, Apoio Social ao Cidadão, Fundo Social de Solidariedade, Mobilidade Urbana, Saúde, além da Defesa Civil.

Manutenção da Cidade

A força-tarefa para limpeza das ruas atingidas, nesta segunda-feira (13), foi realizada com hidrojato. Equipes espalhadas pelas regiões sul e sudeste também realizaram manutenção nas bocas de lobos.

Os locais mais atingidos foram os bairros Parque Interlagos (região sul), Recanto dos Tamoios (sudeste), Capuava (sudeste) e Jardim do Lago (sudeste).

Duas pontes ficaram submersas, sendo uma delas na Vila Adriana (sudeste) e outra no São Leopoldo (sudeste).

Defesa Civil

A Defesa Civil atendeu ocorrências durante a tarde e a noite de domingo (12). As equipes seguem trabalhando nesta segunda-feira.

Houve casos de alagamento no Jardim do Lago e 56 famílias foram atendidas. Também foi registrado o transbordamento do lago do bairro Interlagos, que fica no Parque Ayrton Senna. Não houve registro de pessoas desalojadas ou feridas.

O maior índice de chuva foi na região sudeste, sendo 14 milímetros, registrado pelo pluviômetro instalado no bairro São Leopoldo.

A Defesa Civil está fazendo o monitoramento preventivo das áreas afetadas, bem como os córregos e rios que cortam a cidade.

Apoio Social ao Cidadão

A Secretaria de Apoio Social ao Cidadão atendeu 56 famílias no Jardim do Lago, que receberam 66 colchões, 66 cobertores e 30 cestas básicas. O atendimento aconteceu nas ruas Visconde de Caravelas, Visconde de Lamares e Visconde de Pelotas.

Quatro famílias do Rio Comprido, na região sul, também foram atingidas. Três delas precisarão ir para abrigos.

As pessoas atingidas receberão mantimentos, lençóis, fronhas, alimentos, além de roupas para crianças e adultos, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade.

Equipes do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) estão visitando as famílias e prestando atendimento em período integral.

Saúde

Equipes técnicas da Vigilâncias Sanitária e da Vigilância Epidemiológica avaliaram a situação dos imóveis atingidos.

Os moradores foram orientados quanto às medidas necessárias para a prevenção de possíveis doenças provocadas pelo contato com a água ou lama, possivelmente contaminados com agentes causadores de leptospirose ou hepatite A.

Também são orientados sobre os cuidados necessários caso haja acidentes ocasionados por animais peçonhentos e com instrumentos perfuro cortantes.

As famílias recebem informações sobre lavagem das casas com hipoclorito, descarte de alimentos e medicamentos que possam ter entrado em contato com a inundação. Em caso de sintomas, a orientação é que se procure um médico e avise sobre o contato com a enchente.

Agentes comunitários da saúde, vinculados às UBSs Resolve, distribuem nas residências afetadas hipoclorito de sódio para descontaminação do ambiente.

Botão Voltar ao topo