fbpx

GALERIA: projeto ‘Cordelizando’ em Pindamonhangaba

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo – Departamento de Cultura, realiza o projeto ‘Cordelizando’, com objetivo é de desenvolver oficinas de criação de Cordéis nas Bibliotecas Públicas Municipais para potencializar esses espaços como Centros Culturais.

O mais recente encontro aconteceu no domingo (5), na Biblioteca Municipal Vereador Rômulo Campos D’Arece, que reuniu uma grande programação. O primeiro encontro foi dia 31 de janeiro, na Biblioteca Municipal Maria do Carmo dos Santos Gomes.

O próximo será um sarau na quarta-feira (8), das 19h30 às 21h30, também na Biblioteca Municipal Ver. Rômulo Campos D’Arece.
No sarau terá exposições e oficinas de música e dança. O sarau é uma ação que integra a contrapartida do Projeto Cordelizando, tendo como objetivo divulgar e promover os espaços públicos (Bibliotecas e Parques) como pontos culturais da cidade de Pindamonhangaba.

No evento terá declamação dos cordéis e exposição das produções realizadas ao longo das oficinas do projeto, além de contar com diversas apresentações artísticas de dança e música.

O projeto ‘Cordelizando’ foi aprovado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Pindamonhangaba através do Edital 08/2022 – Linguagens Artísticas/Fundo Municipal de Apoio as Políticas Culturais para revisitar, revitalizar e valorizar a Literatura de Cordel. “Com intercâmbio entre texto e imagem podemos ressignificar o seu papel artístico e cultural enquanto ferramenta de contação de histórias, promoção do nosso folclore e manifestação social. Refazendo assim, os caminhos dos menestréis e trovadores da Idade Média, que utilizavam as rimas e figuras como linguagem para contar histórias”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma.

Botão Voltar ao topo