fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Projeto “Pontos de Leitura” é estímulo em São Francisco Xavier

Pontos de Leitura é um projeto de estímulo à leitura que está sendo realizado em São Francisco Xavier, distrito rural de São José dos Campos no interior do Estado de São Paulo.

A iniciativa recebeu o apoio do Proac Editais/2022, e tem como objetivo aproximar o livro de potenciais leitores e leitoras da zona rural e contribuir com a qualidade de vida de seus moradores.

O projeto aposta no poder informal e despretensioso de formação e redução de constrastes sociais por meio da literatura. Com a criação de um circuito rural literário composto por 11 mini bibliotecas instaladas em antigos pontos de coleta de leite e atuais pontos,onde as crianças e adolescentes do distrito aguardam as vans escolares.

O lançamento do projeto acontece a partir do dia 28/01, com a instalação e pintura, que será feita com a participação da comunidade de cada bairro e um artista plástico convidado. Atividades lúdicas e literárias como oficinas, contação de histórias, mini saraus e intervenções musicaistambém compõem a programação.

O Pontos de Leitura, contará com uma programação cultural ao longo do ano para que livros, “causos” e os elos da língua oral e escrita, sejam os elementos que auxiliem a comunidade a tecer uma rede de literária e cultural no distrito.

Os bairros de São Francisco Xavier que receberão as mini bibliotecas são: Cafundó, Lavras, Remédios, Pocinho, Canelar, Maria Bastião, Santa Bárbara (de cima), Santa Bárbara (de baixo), Ferreira, Centro e no Rio do Peixe, onde já existe a Biblioteca Vinícius de Moraes, o projeto irá contribuir com kit de livros mensalmente para o seu acervo e também com as atividades ao longo de 2023.

A iniciativa inspira-se nas bibliotecas livres espalhadas pelo mundo todo, e teve como motivação principal de um grupo de produtores e gestores culturais a promoção de ações culturais descentralizadas. Cada biblioteca tem em torno de 30 livros, que podem ser emprestados e devolvidos no mesmo local ou em outros pontos de São Francisco Xavier.

Todo livro tem uma ficha para que seja levantado o número de vezes que ele foi lido e o projeto incentiva a escrita de uma carta (sem spoiller, é claro) em forma de resenha para o próximo leitor ou leitora. Todo o acervo do projeto é identificado e formado por livros de contos, crônicas, poesia romance e principalmente literatura infantojuvenil, tanto clássica como contemporânea.

O envolvimento e engajamento de moradores, fundamental para o sucesso do projeto conta com o a mediação e o monitoramento realizado por conserveiras e conserveiros literários, moradores dos bairros que irão cuidar das bibliotecas e estarão em comunicação direta com o núcleo gestor do projeto.
Contexto e justificativa:

O distrito de São Francisco Xavier localiza-se 54 km de distância do centro urbano de São José dos Campos, é considerado uma APA – Área de Proteção Ambiental pelas esferas Municipal, Estadual e Federal.

Ocupa 29% da área total do município de São José dos Campos, perfazendo uma área de 322km2, onde moradores não contam com ônibus circular entre bairros, dificultando o acesso à Biblioteca Solidária e às atividades culturais que ocorrem no centro do distrito.

O Pontos de Leitura tem a produção da Pi Cultural, o apoio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Associação Amigos da Biblioteca e Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Conheça mais: https://www.instagram.com/pontosdeleiturabr/
https://linktr.ee/pontosdeleitura

Botão Voltar ao topo