Nota Oficial da FPF: reunião com “Torcidas Organizadas do Corinthians”

O presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, reuniu-se na segunda-feira (23) com o presidente do Corinthians, Duílio Monteiro Alves, e com representantes das torcidas organizadas do clube (Gaviões da Fiel, Camisa 12, Coringão Chopp, Estopim da Fiel, Fiel Macabra e Pavilhão Nove).

No encontro, a FPF ouviu todas as reivindicações dos torcedores, tais como: Preço dos ingressos cobrados aos times visitantes; Livre manifestação pacífica; Tratamento oferecido pelas autoridades de segurança aos torcedores nos estádios.

A partir da conversa com os torcedores, a FPF vem a público esclarecer:

A Federação Paulista de Futebol reafirma que respeita todos os protestos pacíficos, sejam eles dentro ou fora dos estádios. A democracia pressupõe liberdade de expressão, e a FPF sempre defenderá a legitimidade de toda e qualquer manifestação pacífica;

Visando não lesar os torcedores dos 16 times com cobranças abusivas, a FPF se comprometeu a abrir um diálogo com todos os clubes participantes do Paulistão Sicredi, a fim de criar um entendimento razoável em relação aos preços cobrados dos visitantes.

Este processo se inicia em 2023 e, para 2024, será aberto um fórum de debate para discutir formas de que se pratiquem preços justos;

Os torcedores relataram tratamentos inadequados nos estádios paulistas, por parte das autoridades de segurança. Um dos relatos, inclusive, de um torcedor deficiente que não pôde entrar de muleta no estádio de Limeira, no final de semana.

A FPF lamenta e repudia atitudes desumanas como esta e solicitará uma reunião com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo para discutir os tratamentos oferecidos aos torcedores, além de propor sugestões que viabilizem a festa das torcidas nos estádios.

Por fim, a FPF se coloca à disposição de todos os torcedores, organizados ou não, de qualquer clube, para ouvir críticas e sugestões.

Acreditamos que o futebol é um meio de transformação social e um entretenimento para a sociedade. Seguiremos nosso trabalho, atentos e respeitando toda e qualquer manifestação para a melhora e desenvolvimento do futebol.

Botão Voltar ao topo