Hospital Municipal de São José é recertificado por qualidade no atendimento

Acreditação é o reconhecimento do trabalho desenvolvidos pelas equipes do HM. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

O Hospital Municipal de São José dos Campos acaba de ser recertificado pelo Instituto Qualisa de Gestão, agora com acreditação nível 2 (Pleno), de acordo com as normas da ONA (Organização Nacional de Acreditação).

A certificação foi concluída no final de 2022. Apenas 29 hospitais públicos dos 2.639 que existem no país são acreditados com o nível Pleno, abaixo apenas do nível de Excelência (3).

A acreditação hospitalar é um método de avaliação realizado de forma voluntária com o objetivo de promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde.

“A cada certificação alcançamos um novo ciclo de melhorias dentro do hospital, colocando a qualidade como modelo de gestão”, afirmou a médica Christiany Maria Cavalcante, coordenadora do setor de qualidade do HM. “O objetivo final é sempre a segurança do paciente, fazendo com que ele seja o centro de tudo e o hospital se organize em volta para atendê-lo”, ressaltou ela.

Análise

A primeira certificação do HM foi conquistada em 2016, no nível 1, quando foram analisados diversos procedimentos, como segurança cirúrgica, medicamentosa e prevenção a infecções.

Em 2020 foi iniciada uma nova etapa de certificação, desta vez voltada à análise da integração dos processos do hospital (plena comunicação entre as atividades), entre outros itens, além de reavaliar os aspectos que já tinham sido aprovados anteriormente nos padrões de nível 1.

Para 2024, a meta do Hospital Municipal é conquistar a certificação de Excelência nos serviços prestados à população.

Botão Voltar ao topo