Procon em São José orienta aposentados sobre empréstimo consignado

Tema será abordado na roda de conversa da Casa do Idoso Centro. (Foto: Lucas Cabral/PMSJC)

Empréstimo consignado é o tema que o Procon de São José dos Campos abordará, nesta terça-feira (24), durante uma roda de conversa realizada pela Prefeitura na Casa do Idoso Centro (Rua Euclides Miragaia, 508, Centro), por ocasião do Dia Nacional do Aposentado.

A roda de conversa faz parte de uma programação que acontecerá das 9h30 às 11h30, e a participação do Procon está marcada para começar as 10h40.

Segundo o Procon, das 12.028 reclamações registradas no ano passado, 1.036 são relativas a empréstimo consignado, operação financeira que requer atenção redobrada do consumidor, principalmente idosos e aposentados que possuem renda mensal e conta bancária.

Entre outras informações, o Procon abordará os seguintes itens: funcionamento deste tipo de empréstimo, limite máximo da parcela não pode ser maior que 35% do salário ou benefício recebido, nenhum desconto em folha de pagamento pode ser feito sem autorização.

Além desses alertas, o órgão também recomenda que o consumidor não informe dados pessoais ao receber ligações desconhecidas, não assine qualquer documento que não esteja totalmente preenchido nem envie fotos de documentos ou selfies a desconhecidos.

Procon

Rua Paulo Setúbal, 220, Jardim São Dimas
151 ou 3909-1440
procon.sjc.sp.gov.br

Botão Voltar ao topo