Serviço de coleta de lixo inicia o ano com grau de excelência

Aprovação é de 90,6% dos entrevistados na pesquisa Indsat. (Foto: Divulgação/PMSJC)

A primeira pesquisa do ano realizada pela Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) demonstra índices ainda melhores no serviço de coleta de lixo em São José dos Campos, alcançando grau de excelência –nível máximo de satisfação. O estudo foi desenvolvido em janeiro deste ano.

O serviço atingiu 806 pontos, manteve-se acima da média das grandes cidades (759 pontos) e continua no topo entre os 16 serviços públicos da cidade. Em janeiro do ano anterior, havia recebido 760 pontos. A pontuação atual é a mais alta no período entre novembro de 2020 a janeiro de 2023.

Foram entrevistados 600 moradores maiores de 16 anos e o índice de aprovação foi de 90,6%.

A coleta de resíduos é formada pelos serviços de coleta comum, feita por empresa terceirizada contratada pela Prefeitura de São José dos Campos, além da coleta seletiva e coleta de limpeza urbana, coleta de resíduos de serviços de saúde, eletroeletrônicos, pequenos animais mortos, pilhas e baterias (feitas pela Urbam).

A Urbam também é responsável pelo acompanhamento da coleta comum e pelas destinações ambientalmente corretas dos resíduos.

Pesquisa

O Indsat mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município conforme o grau de satisfação do serviço estudado:

Indat abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação.
Indsat entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.
Indsat entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.
Indsat entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.
Indsat a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.

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