São José vacina pessoas até 19 anos contra a meningite C

A UBS Resolve Tatetuba é uma das unidades que vão atender até as 19h – (Foto: Adenir Britto/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos, com foco no período de volta às aulas, promove uma ação especial de imunização contra meningite tipo C para crianças e adolescentes com idade de 5 a 19 anos.

Os profissionais da saúde também podem se beneficiar com a vacina, que se estende aos trabalhadores que atuam em áreas de apoio, como recepcionistas, seguranças, funcionários da limpeza, cozinheiros e motoristas.

Os interessados devem procurar uma das UBSs Resolve, tendo em mãos carteirinha de vacinação e documento com foto.

Nove UBSs Resolve atendem até as 19h. São as unidades dos bairros Alto da Ponte, Santana, Altos de Santana, Vila Tatetuba, Vila Tesouro, Vista Verde, Novo Horizonte, Eugênio de Melo e Jardim Telespark.

Campanha

A vacina meningocócica C conjugada está disponível temporariamente para crianças acima de 5 anos até 10 anos, 11 meses e 29 dias que não foram vacinadas anteriormente com nenhuma dose, além de adolescentes de 15 a 19 anos, 11 meses e 29 dias que não foram vacinados anteriormente com nenhuma dose ou não tenham recebido a dose de reforço entre 11 a 14 anos.

Calendário

A vacina meningocócica C está contemplada no calendário básico de vacinação para crianças na faixa etária: 1ª dose aos 3 meses, 2ª dose aos 5 meses e um reforço aos 12 meses.

No calendário consta a vacina meningocócica ACWY: para adolescentes de 11 anos a 14 anos 11 meses e 29 dias.

Meningite

A doença meningocócica é uma infecção causada pela bactéria Neisseria meningitidis e pode ser fatal, podendo levar a morte em até 24 horas.

Os sintomas podem aparecer primeiro como uma doença parecida com a gripe e piorarem rapidamente, além de apresentar pescoço rígido, febre alta, sensibilidade à luz, confusão, dores de cabeça e vômito.

Botão Voltar ao topo