Operação Ciclista divulga medidas de segurança viária em São José

Agente da mobilidade durante ação com ciclistas na Linneu de Moura. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Em meio às férias, a Prefeitura de São José dos Campos programou uma série de operações educativas com pedestres e ciclistas para conscientizar a população sobre a importância da circulação segura pelos principais corredores da cidade. Entre os meses de janeiro e fevereiro, estão programadas 12 operações com ciclistas e pedestres.

Na manhã desta terça-feira (17), a Operação Ciclista foi realizada na avenida Linneu de Moura, em frente à rotatória do Jardim do Golfe, na região oeste, onde estão sendo realizadas obras de melhoria viária.

Ao longo da avenida, placas orientativas foram afixadas para alertar ciclistas sobre a importância de trafegar pela ciclovia na faixa correta, além da importância do uso de equipamentos de segurança, como capacete e cotoveleira.

Ciclistas em treinamento esportivo também foram orientados a utilizar o sistema cicloviário, evitando a circulação pela via e a divisão do espaço com os carros, quando se colocam em risco. E os pedestres também foram alertados sobre a importância de utilizar o passeio em vez da ciclovia.

Ao final do trecho, agentes conversaram com ciclistas e pedestres. Cerca de 180 ciclistas passaram pelo trecho, entre 7h e 8h da manhã.

Aprovação popular

O pintor Jurandir Souza, que tem 47 anos, mora no Bosque dos Eucaliptos, na região sul, e utiliza a ciclovia como principal fonte de deslocamento, aprovou a ação.

“Achei muito bacana, pois uso a ciclovia para ir e voltar do trabalho. Então, quanto mais seguro todos estiverem, melhor para todos. Seria muito bacana que mais pessoas usassem a ciclovia para ir trabalhar também. Assim, melhoraria o engarrafamento na cidade”.

O engenheiro Danilo Bordinhon, que tem 35 anos e reside no Jardim Aquarius, na região oeste, considerou importante a orientação educativa.

“Muito importante esta orientação que estão fazendo aqui na ciclovia hoje. Se todos se conscientizarem e fizerem o que é certo, menor a chance de ter algum acidente. É importante quem anda na ciclovia andar da forma correta. Eu venho para treinar antes do trabalho, e sempre com os equipamentos de segurança”.

No período da tarde, a ação foi com pedestres em frente ao shopping Jardim Oriente, na região sul. Cerca de 150 pessoas foram impactadas pelas ações.

Operações

Ainda neste mês de janeiro, serão realizadas mais cinco operações com ciclistas nos períodos da manhã e da tarde. Entre os roteiros, estão vias como as avenidas Andrômeda, 9 de Julho e Linneu de Moura e cruzamentos da Linha Verde.

Para o mês de fevereiro, estão programadas outras cinco operações com ciclistas nas avenidas 9 de Julho, Andrômeda, Via Oeste, Linneu de Moura e no Santa Inês.

Também estão previstas operações pedestres no cruzamento da Sebastião Humel com o calçadão e na Rua 15 de Novembro.

Atualmente, São José possui 158 quilômetros de sistema cicloviário.

Botão Voltar ao topo