Museu do Folclore em São José recebe mais de 24 mil visitantes em 2022

Alunos da EMEI Professora Elza Maria Dias Mendonça durante visita realizada ao Museu do Folclore no ano passado. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Em 2022, passaram pelo Museu do Folclore de São José dos Campos um total de 24.635 pessoas, a maioria (16.262) para visitar a exposição de longa duração e as exposições temporárias realizadas. A atual fica aberta até o final de janeiro.

Este público também participou de atividades promovidas ao longo do ano, como o programa Museu Vivo e os projetos Mês do Folclore, Diálogos sobre o Folclore, ciclo de Natal, encontros formativos e lançamento de livro, além de ter utilizado a biblioteca.

Especificamente no mês de dezembro, 1.424 pessoas visitaram as exposições – sendo 1.060 de São José, 342 de outros 10 estados e 72 cidades; e 20 do exterior (Colômbia, Estados Unidos, Espanha, França, Itália, Portugal e Sérvia).

“Registramos um bom público participando das demais atividades, mas as exposições ainda são o carro-chefe do museu, principalmente a de longa duração, que continua atraindo a maioria dos visitantes”, disse a gestora Maria Siqueira Santos.

Entre os visitantes de dezembro, destaque para as amigas Nadine Ferreira, 18 anos, de Jacareí, e Irene Navarro, 35 anos, de Barranquilla (Colômbia).

“Aproveitamos o passeio no parque para conhecermos o museu pela primeira vez. Gostamos muito dos presépios da exposição temporária”, afirmou Nadine.

Atividades

Para este mês, o Museu do Folclore já tem algumas atividades agendadas: dia 19 (quinta) – início do Férias no Museu (continuidade no dia 26 de janeiro e nos dias 2, 9, 16 e 23 de fevereiro); dia 29 (domingo) – 25ª Chegada das Bandeiras; dia 31 (terça) – primeiro encontro (virtual) do Terças com Museologia.

As exposições continuam com os mesmos dias e horários de visitação espontânea, de terça a domingo, das 9h às 17h. Para visitas em grupo, é necessário fazer um agendamento prévio pelo site do museu.

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, instalado desde 1997 no Parque da Cidade. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Museu do Folclore de São José dos Campos

Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 e (12) 3924-7354

www.museudofolclore.org

Botão Voltar ao topo