Campanha busca debater importância da Saúde Mental nas relações humanas

Com o tema “A vida pede equilíbrio!", a 10ª edição do movimento brasileiro pela Saúde Mental promove diversas ações no Brasil e no exterior

Em 2023, o movimento completa 10 edições com o objetivo de construir uma cultura da Saúde Mental na humanidade, trabalhando pela psicoeducação dos indivíduos e pela criação de políticas públicas dedicadas às necessidades psicossociais da Saúde Mental. (Foto: Divulgação)

Janeiro é o mês das revisões pessoais e do (re) planejamento de vida. É no começo de cada Ano Novo que as pessoas se sentem inspiradas a refletir sobre o passado, o presente e o futuro das suas vidas e das suas relações. E é neste período de reavaliação que, desde 2014, acontece a Campanha Janeiro Branco, iniciativa social criada pelo psicólogo e palestrante mineiro, Leonardo Abrahão.

Em 2023, o movimento completa 10 edições com o objetivo de construir uma cultura da Saúde Mental na humanidade, trabalhando pela psicoeducação dos indivíduos e pela criação de políticas públicas dedicadas às necessidades psicossociais da Saúde Mental.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde publicados em 2022, quase um bilhão de pessoas, incluindo 14% dos adolescentes do mundo, vivem com algum transtorno mental, situação agravada pela pandemia da Covid-19 e por antigos tabus, preconceitos e desconhecimentos a respeito dos múltiplos universos da Saúde Mental.

Pindamonhangaba adere ao movimento em mais este ano, e está realizando ações para chamar a atenção da população. Na última semana, o Shopping Pátio Pinda recebeu um encontro de profissionais para debater o tema, em espaço aberto para a população. A Prefeitura de Pindamonhangaba participou da iniciativa, por meio da Secretaria de Saúde, equipe de Saúde Mental.

No domingo (22), a Prefeitura realiza uma mobilização e roda de conversa do Janeiro Branco, dentro do evento Domingo no Bosque, que será realizado no Bosque da Princesa. Das 9h ao meio-dia, será realizada uma roda de Conversa com a equipe da saúde Mental e profissionais convidados – Tema: Janeiro Branco: A vida pede equilíbrio. Participação dos alunos da Psicologia da Anhanguera nas orientações sobre o fluxo dos atendimentos em psicologia no município (durante o período da manhã) e finalização com a brincadeira das cores (Holi colors) após a dança circular.

Botão Voltar ao topo