Mundo do Circo retorna com diversas atrações em São Paulo

O programa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, com gestão da Amigos da Arte, traz novas atrações gratuitas de 17 a 29 de janeiro

(Foto: Divulgação)

O Mundo do Circo SP, novo programa cultural da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com gestão da Amigos da Arte, reabre ao público no dia 17 de janeiro, e apresenta uma série de espetáculos gratuitos até o dia 29 de janeiro, incluindo a 15ª edição do Festival Circo SP, que acontece na semana do aniversário da capital paulista.

Localizado no Parque da Juventude, o programa está próximo a Biblioteca de São Paulo e da Etec de Artes, na zona norte da capital paulista.

A exposição Mundo do Circo é um ambiente lúdico que exibe brinquedos populares, bonecos talhados em madeira, entre outros materiais, além de jogos e maquetes, que poderão ser manipulados pelos visitantes. Apresentando esta arte milenar que está presente no Brasil e no mundo.

A Grande Lona terá diversas atrações de 17 a 22 de janeiro. Nos dias 17 e 18, a Caravana Tapioca apresenta Cavaco e sua Pulga.

Ao transportar o público para o universo clássico e imaginário do circo de pulgas, o espetáculo traz Maria, a pulga adestrada que chega de paraquedas, canta, faz música com panelas, cospe fogo, doma uma fera, entre outras habilidades, sempre com interação e improvisação com a plateia.

Já no dia 19, o Circo Família Gelly traz A Alegria do Circo. Com uma tradicional apresentação circense, com a presença de malabares, equilíbrio em monociclo, além de muita palhaçada.

No mesmo dia, a Lona Multiuso, vai receber uma atração com classificação indicativa para 16 anos, com Vulcânica Pokaropa. Mordida de Amor fala de literatura LGBTQI+ e do amor entre pessoas, ou simplesmente do amor em toda a sua diversidade. Busca combater os preconceitos de forma incisiva com a sua poesia.

No dia 20 de janeiro, a Cia Fundo Falso traz um espetáculo de mágica e ilusionismo em Uma Série de Surpresas, que diverte a plateia, desafia a imaginação, estimula o raciocínio, incita o pensamento e cria encantamento.

Aliado à música, os números apresentados são escolhidos a partir da interação com o público. Ele parte do improviso com números de mágica e comicidade, fazendo a obra ser diferente a cada apresentação. No sábado, 21, o Grupo Exército Contra Nada, formado em Londrina em 2011, realiza espetáculos circenses baseados em sua pesquisa voltada para arte pública e apresenta no Mundo do Circo SP a novidade: Estado de Risco.

A Obra da Cia. Nanikos traz Hernani Albuquerque, Luiza Bernat e Danilo Perez, num espetáculo repleto de variedades circenses que tem como pano de fundo um canteiro de obras, onde os três artistas transformam situações cotidianas de uma construção civil em números de acrobacias, equilíbrio, mímica, música, mágica e palhaçaria, no domingo, dia 22.

Na semana em que São Paulo completa 469 anos, o Mundo do Circo SP apresenta a 15ª edição do Festival Circo SP, com diversas atrações circenses, malabares, equilíbrio e terá shows. No dia 24, a musa do Carandiru, Rita Cadillac faz sua apresentação, enquanto, no dia 25, quem cantará parabéns à cidade é Marcelo Jeneci.

O Mundo do Circo SP vai funcionar, diariamente, das 11h às 18h, de 17 a 22 de janeiro. Já de 24 a 29, deste mês, durante o 15º Festival Circo SP, estará aberto das 11h às 21h. A programação completa do Mundo do Circo SP está disponível no site www.mundodocircosp.com.br .

Sobre o Mundo do Circo SP

O Mundo do Circo SP foi criado a partir do desejo de valorizar a experiência lúdica e afetiva do universo circense. O local conta com três lonas – Grande Lona, Lona Multiuso e Lona Exposição, além do picadeiro a céu aberto.

A Grande Lona vai apresentar circos itinerantes com espetáculos, mostras de números circenses, shows e outras atividades. A Lona Multiuso abrigará grupos, companhias, duplas e artistas individuais diversos, tanto para o desenvolvimento técnico de espetáculos como para apresentações.

Um terceiro espaço, a Lona Exposição, abrigará exposição lúdica e interativa sobre o imaginário do circo, mostrando suas várias modalidades artísticas, enriquecendo a experiência sensorial proporcionada pelo espaço temático. O picadeiro a céu aberto, por sua vez, ficará dedicado a espetáculos e números de rua.

Para além da realização de temporadas de circos itinerantes, o espaço vai sediar mostras, encontros, práticas, oficinas e ensaios, residências e iniciativas de capacitação.

O local contará com o Programa de Sustentabilidade do Circo, que tem por objetivo se tornar um modelo para o setor circense, com oportunidades para apresentação, qualificação técnica, estética, prática, capacitação e reciclagem.

A Vila dos Artistas receberá as caravanas circenses itinerantes nas temporadas da grande lona. Existe uma pequena loja para venda de objetos relacionados ao universo circense e, em uma segunda fase, há previsão de ter praça de alimentação.

O Mundo Circo SP conta com investimento de R$ 14,4 milhões do Governo do Estado São Paulo e ocupa um espaço de mais de 10 mil m2 do Parque da Juventude.

Com a ação, o Parque da Juventude, gerido pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e que completa 20 anos em 2023, passa a integrar um conjunto importante de ações estaduais, que inclui a Biblioteca de São Paulo com mais de 35 mil títulos e a Escola Técnica Estadual (ETEC).

Sobre a Amigos da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, além da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004.

Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

Botão Voltar ao topo