Taubaté realiza a “18ª Mostra de Teatro”.

A Prefeitura Municipal de Taubaté, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, realiza de 13 a 29 de janeiro, a “18ª Mostra de Teatro de Taubaté”.

A mostra conta com diversos espetáculos destinados para todos os públicos, em diferentes localidades da cidade, e o objetivo é a valorização da cultura e das artes cênicas, contribuindo para o fortalecimento da classe teatral.

No sábado, dia 14 de janeiro, às 09h, os artistas da mostra realizarão uma concentração de divulgação dos espetáculos, na Praça Dom Epaminondas, no Centro de Taubaté.

A entrada de todos os espetáculos é gratuita , não sendo necessária a retirada de ingressos.

Confira a programação completa:

13/jan 19h – Abertura da Mostra – Amanhã Vai Ser Outro Dia
Local: Teatro Metrópole | Classificação: Adulto
Sinopse: Um golpe! Meu corpo sofreu um golpe. Fui violentado, arremessado sob a parede, partido ao meio, torturado. Foram mais de 21 anos de dor. Era meu pai, minha mãe, meu tio… Batiam porque podiam bater-me. Tinha a sensação de que um tanque de guerra, soldados armados, cavalarias enormes entravam em meu quarto e invadiam meu corpo.

14/jan 10h – Lina, A Bailarina
Local: Sítio do Picapau Amarelo | Classificação: Livre
Sinopse: Lina é uma garotinha, filha de um sapateiro, que sonha um dia ser uma bailarina. Só que ela, com vergonha, não conta este segredo a ninguém, apenas para a bailarina da sua caixinha de música, presente que ganhou da sua saudosa mãezinha. Um dia, sozinha na sapataria, uma estranha mulher com o pé vermelho, rouba a bailarina da sua caixinha e avisa a menina que ela
só terá a bonequinha de volta quando encontrar a verdadeira bailarina. Desesperada, Lina sai em busca da sua amiguinha e no caminho encontra um mágico vidente, um soldadinho de chumbo que vive em um teatro e um palhaço que faz apresentações com bambolês. Cada um deles lhe dá um presente para que a menina consiga encontrar a verdadeira bailarina.

14/jan 16h – Pluft – O Fantasminha
Local: Teatro Conceição Molinaro | Classificação: Livre
A história conta sobre uma família de fantasmas que “vive” no porão de um navio naufragado, abandonado e esquecido a muitos anos. A pobre menina Maribel é raptada por um personagem muito mau o Pirata Perna de Pau que pretende achar um tesouro perdido neste mesmo navio. Diante dessa inesperada visita os habitantes oficiais do navio; Pluft, sua Mãe e seu Tio Gerúndio tentam libertar Maribel do terrível pirata, mas antes Pluft precisa perder seu medo de gente. Muitas aventuras, sustos e mistérios, ensinando a importância da integridade entre amigos e obtendo uma relação com o público e os personagens que saem de um livro infantil.

14/jan 19h – Amanhã Vai Ser Outro Dia
Local: Teatro Metrópole | Classificação: Adulto

15/jan 11h – Na Boca do Povo
Local: Sítio do Picapau Amarelo | Classificação: Livre
Sinopse: A peça traz de forma lúdica, brincante e divertida alguns elementos que compõem o folclore brasileiro: trava-línguas, ditados populares, lendas, cantigas, brincadeiras e adivinhas e busca enfatizar a importância da cultura popular na vida de crianças, jovens e adultos.

15/jan 16h – Lina, A Bailarina
Local: Praça Santa Terezinha | Classificação: Livre

15/jan 19h e 20h – A Farsa do Advogado Pathelin
Local: Teatro Metrópole | Classificação: Adulto
Sinopse: A “Farsa do Advogado Pathelin” é um texto de origem francesa, cujo autor é anônimo. Foi traduzido no Brasil por Luiz Hasselmann. É o texto da idade Média mais conhecido na Europa, e tradicionalmente todo ano é representado no teatro de Milão, na Itália. Esta peça de teatro era representada em todos os lugares públicos, com um fundo dramático ou grotesco. Satirizava a política, a condição social do povo, a realeza, a burguesia, a religião, a justiça, a corrupção, enfim todos os elementos da sociedade da época.

18/jan 19h e 20h30 – Camadas
Local: Teatro Conceição Molinaro | Classificação: Adulto
Sinopse: Camadas é um experimento cênico narrativo, onde a atriz convida as pessoas a participarem do mundo imaginário de Sônia, uma adolescente como qualquer outra, que divide com o público seus sonhos, paixões e anseios. Mesclando a personagem com a narração pessoal da atriz, com sensibilidade e ludicidade, o experimento aborda um tema social muito pouco discutido nos dias de hoje: o abuso sexual infantil.

19/jan 20h A Farsa do Advogado Pathelin
Local: Teatro Metrópole | Classificação: Adulto

20/jan 19h – Kastelobruxo Parte I
Local: Fêgo Camargo | Classificação: Infanto-Juvenil
Sinopse: “KASTELOBRUXO” é a continuação de “A Conspiração” e traz os
protagonistas: Perpétua Olivaras, Delfino Fedric, Gregory Gaunt e Brishta
Balfour, alunos de uma escola de magia da Europa, para uma nova aventura em plena Amazônia. O que eles não sabem é que irão descobrir muito mais sobre suas origens nessas terras estrangeiras. Habitadas por indígenas, caiporas e boitatás, esses jovens fazem parte de uma outra e importante profecia escrita em um antigo calendário Maia.

20/jan 21h – Os Outros
Local: Teatro Metrópole | Classificação: Adulto
Sinopse: Um médico encontra em um paciente em fase terminal a sua oportunidade em fazer um experimento científico para amenizar o sofrimento do moribundo antes de morrer. Baseado na obra de Edgar Allan Poe.

21/jan 16h – Kastelobruxo Parte I
Local: Fêgo Camargo | Classificação: Infanto-Juvenil

21/jan 19h – Os Outros Metrópole
Local: Teatro Metrópole | Classificação: Adulto

21/jan 21h – Aqui Jazz Billie
Local: Teatro Conceição Molinaro | Classificação: Adulto
Sinopse: Aqui Jazz Billie é um monólogo musical inspirado na vida e na obra da cantora Billie Holiday e consiste na junção da pesquisa da grande personalidade feminina negra, intérprete que deu vida e voz ao poema de protesto contra linchamento sofrido pelos corpos negros nos Estados Unidos na década de 40, Strange Fruit. As canções interpretadas pela artista serão o fio condutor de sua jornada. A construção desse monólogo musical, tem por objetivo compor uma dramaturgia com elementos de origem biográfica, com a musicalidade do jazz e também canções populares, propondo um olhar híbrido e lúdico sobre essa herança afrodescendente, que encontramos na nossa cultura e sociedade.

22/jan 11h – Viagem Ao Coração da Cidade
Local: Sítio do Picapau Amarelo | Classificação: Livre
Sinopse: Qual caminho te leva ao coração? Será que existe algum caminho para isso? Um menino, uma rua, uma cigana e quatro caminhos a percorrer. Para encontrar o coração, o menino precisará enfrentar gigantes, desafiar sua própria coragem e sentir-se livre para buscar sua própria liberdade. Estão preparados para essa aventura? Prepare sua bagagem e seu coração e vamos juntos para a Viagem ao Coração da Cidade.

22/jan 16h – Pluft – O Fantasminha
Local: Teatro Metrópole | Classificação: Livre

22/jan 20h – Aqui Jazz Billie
Local: Teatro Conceição Molinaro | Classificação: Adulto

25/jan 16h e 19h – Tem Onça no Capoeirão
Local: Teatro Metrópole | Classificação: Livre
Sinopse: Rabicó descobre rastros de onça no Capoeirão dos Taquaruçus, aos arredores do Sítio do Pica-pau Amarelo. Logo a turma toda se vê obrigada a encontrar a onça pintada antes que ela os encontre. A aventura mata dentro começa a esquentar quando tia Nastácia se perde mata a dentro as crianças. Baseado na obra infantil Caçadas de Pedrinho de Monteiro Lobato. Tem onça no capoeirão é diversão garantida para toda família. Venha com Emília desvendar os perigos da mata.

26/jan 19h – Nora
Local: Fêgo Camargo | Classificação: Adulto
Sinopse: Quem é Nora? Nora vive em sua casa de bonecas, com seu marido Torvald Helmer e seus filhos, uma vida aparentemente perfeita. Porém, quando segredos do passado retornam e ameaçam o casamento e a felicidade daquela casa, Nora passa a se questionar sobre o seu papel em sua própria vida. Essa personagem atravessa décadas de polêmicas, julgamentos e gritos de liberdade, seus passos inspiram e perguntam. A peça é um mergulho na personagem, e nas simbologias que envolvem os seus passos: a linha da vida que é ao mesmo tempo frágil e forte, e que costura, une e fortalece estruturas. Assim como a própria Nora.

27/jan 16h – Noite De Um Sonho De Verão
Local: Sítio do Picapau Amarelo | Classificação: Infanto-Juvenil
Sinopse: O que aconteceria se as criaturas mágicas da floresta de Oberon e Titânia (rei e rainha das fadas e dos elfos) resolvessem recontar a história da peça clássica de Shakespeare? Com certeza uma confusão ainda maior do que o original! Os elfos e as fadas convidam o público a conhecer Hérmia, Lisandro, Helena e Demétrio, no seu caminho para encontrar o amor e fugir do casamento arranjado pelo pai de Hérmia. No meio do caminho, algumas trapalhadas, algumas traquinagens e muitas músicas. Ah! E o convite para que o público ajude a contar o final dessa história!

28/jan 11h – Na Boca Do Povo
Local: Praça Santa Terezinha | Classificação: Livre

28/jan 16h – Noite De Um Sonho De Verão
Local: Fêgo Camargo | Classificação: Infanto-Juvenil

28/jan 20h – Nem Um Dia Se Passa Sem Notícias Suas
Local: Teatro Metrópole | Classificação: Adulto
Sinopse: Após a perda dos pais, Joaquim se vê na missão de se desfazer de tudo o que pertencia a eles. Discos. Livros. Vestígios. Rastros. Últimas lasanhas do Universo. Um lar. Neste processo de mudança, Joaquim tem a companhia de Juliano, seu irmão. Entre caixas de papelão, garrafas de whisky e versos de Carlos Drummond de Andrade, dores, perdas, lembranças e conflitos familiares vêm à tona.

29/jan 11h – Viagem Ao Coração Da Cidade
Local: Sítio do Picapau Amarelo | Classificação: Infanto-Juvenil
Sinopse: Qual caminho te leva ao coração? Será que existe algum caminho para isso? Um menino, uma rua, uma cigana e quatro caminhos a percorrer. Para encontrar o coração, o menino precisará enfrentar gigantes, desafiar sua própria coragem e sentir-se livre para buscar sua própria liberdade. Estão preparados para essa aventura? Prepare sua bagagem e seu coração e vamos juntos para a Viagem ao Coração da Cidade.

29/jan 16h – Nora
Local: Fêgo Camargo | Classificação: Adulto

29/jan 19h – Nem Um Dia Se Passa Sem Notícias Suas
Local: Teatro Metrópole | Classificação: Adulto

Botão Voltar ao topo