Residência médica gera trabalhos científicos no Hospital Municipal de São José

Médicos residentes apresentam trabalhos de pesquisa feitos durante a especialização. (Foto: Adenir Britto/PMSJC)

O Hospital Municipal de São José dos Campos faz nesta sexta-feira (13) o 21º Simpósio para a banca dos trabalhos de conclusão do período de residência médica de 2022.

A banca é composta por mestres e doutores renomados e os estudos apresentados foram desenvolvidos durante o período de especialização pelos residentes que se formarão em fevereiro de 2023. Muitos trabalhos apresentados foram publicados em veículos reconhecidos internacionalmente em pesquisa clínica e científica.

O HM, mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), é considerado um dos melhores hospitais de residência, onde se faz um acompanhamento supervisionado na especialização médica, estimulando a atualização, a pesquisa e a capacitação permanente dos profissionais.

“A nossa intenção é sempre aprimorar o atendimento do hospital e fomentar estudos científicos que possam gerar avanços em pesquisa e formação profissional”, afirmou o coordenador do Centro de Estudos do Hospital Municipal, o médico Octávio Henrique Mendes Hypolito.

Seleção

Atualmente, o HM tem 105 residentes e esta com o processo seletivo aberto para novos residentes. A cada ano o hospital recebe mais de 600 inscrições para as 35 vagas oferecidas na residência médica, onde o tempo de formação varia de 2 a 5 anos, dependendo da especialização.

Para a médica residente Bruna Stolf Bortolazzo, que é de Barra Bonita (SP) e está terminando a residência de 3 anos em ortopedia e traumatologia, o Hospital Municipal proporciona um enorme aprendizado em todas as áreas.

“Sendo um hospital de referência em urgência e emergência, podemos acompanhar uma grande diversidade de casos. Aqui vemos a preocupação em sempre oferecer o melhor para o paciente. É uma etapa muito importante para o aperfeiçoamento profissional”, afirmou a médica.

Botão Voltar ao topo