Bibliotecas de Jacareí recebem mais de 840 livros sobre história africana e indígena

Livros sobre História Africana e Indígena entregues às bibliotecas de Jacareí. (Foto: Divulgação/PMJ)

Em mais uma ação afirmativa, a Prefeitura de Jacareí, por meio da Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos, entregará mais 840 livros sobre a História Africana, dos Afrodescendentes, da cultura Afro-Brasileira e Indígena, às bibliotecas da cidade. A entrega será realizada na sexta-feira (13), às 15h, na Biblioteca Municipal Macedo Soares.

A medida tem o objetivo de implementar esta temática de estudo nas escolas da rede municipal de educação, bem como garantir igual direito às histórias e culturas que compõem a nação brasileira e o livre acesso às diferentes fontes de cultura nacional.

“É importante ressaltar que, todo o acervo entregue pela Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos para as bibliotecas do município, localizadas no Centro, Jardim Nova Esperança e Parque Meia-Lua, também receberão os livros em braile.

Nossa responsabilidade e missão é atender todas as pessoas dentro das suas necessidades”, explica a subsecretária de Igualdade e de Direitos Humanos, Girlaine Dias.

Projeto-Piloto

O projeto-piloto começou na EMEIF Adélia Pereira Braz Rossi, no bairro Santo Antônio da Boa Vista, no segundo semestre de 2022, com a compra dos primeiros 64 títulos de livros de representatividade negra para os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

À época, foram adquiridos também outros 70 títulos de livros de literatura infantil com temáticas sobre personalidades africanas, afro-brasileiras e indígenas, para abastecimento das bibliotecas de Jacareí.

Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal Macedo Soares fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Nove de Julho, 215 (ao lado do Parque dos Eucaliptos). O acervo conta com mais de 60 mil livros, sendo 1.350 em braile e 400 audiolivros. Ao longo de 2022, foram mais de 13 mil visitas de munícipes ao local.

Botão Voltar ao topo