Obras de ciclovia avançam no distrito de São Francisco Xavier

Implantação do sistema cicloviário do distrito de São Francisco Xavier; corredor terá 4,5 quilômetros. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Com passeio e ciclofaixa compartilhados, as obras da ciclovia do distrito de São Francisco Xavier, na região norte de São José dos Campos, continuam avançando.

O novo sistema cicloviário irá interligar o bairro dos Remédios ao centro do distrito, em um percurso de 4,5 quilômetros.

Com duas frentes de trabalho, já foi iniciada a construção de passeio compartilhado na rua 15 de Novembro, além da construção de três travessias elevadas. Em outra frente de atuação, está em execução o preparo em pavimento asfáltico na estrada Pedro Davi. A obra está sendo realizada pela Urbam (Urbanizadora Municipal S/A).

A nova alternativa de deslocamento será a primeira ciclovia do distrito e contempla o Plano de Gestão 2021-2024.

Roteiro usual de trabalhadores e de turistas, o percurso da ciclovia se inicia na rua 15 de Novembro, com ponto de partida no bairro dos Remédios, e segue até a ponte próxima ao entroncamento com a rua Antônio Alves Batista, já no centro do distrito.

Serão 1,2 quilômetro de passeio compartilhado, entre a rua Antônio Alves Batista e a rotatória de acesso ao distrito. E outros 3,3 quilômetros de ciclofaixas compartilhadas, da rotatória até o bairro dos Remédios.

Obra

A obra contempla adequações viárias em dois trechos de curva da ciclovia com obras de drenagem e recapeamento.

Também estão previstas a instalação de três travessias elevadas, que irão funcionar como redutores de velocidade, com rampas de acessibilidade em trechos de transposição da ciclovia sobre a via.

Mapa cicloviário

A Prefeitura tem investido em mobilidade sustentável com o foco na qualidade de vida das pessoas e no cuidado com o meio ambiente.

No início de 2017, São José contava com 79 quilômetros de ciclovia e atualmente são mais de 158 quilômetros.

Botão Voltar ao topo